domingo, 14 de março de 2010

LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET

SENDO UM ARTIGO QUE TRABALHA COM OPINIÕES EXTRAÍDAS GRUPOS DE DISCUSSÃO DA INTERNET, RESSALTAMOS QUE AS IDEIAS E CONCLUSÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DAS AUTORAS.

SOMOS UM GRUPO VOLTADO PARA OS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA E NÃO EMITIMOS OPINIÃO SOBRE A LINGUA DE SINAIS POR NÃO FAZER PARTE DE NOSSO COTIDIANO.


Lutas por reconhecimento dos surdos na Internet: efeitos políticos do testemunho
Regiane L. O. Garcêz; Rousiley C. M. Maia



RESUMO
Neste artigo investigamos as oportunidades que a internet favorece para grupos minoritários e marginalizados expressarem-se. Voltamos nossa atenção para a luta pelo reconhecimento empreendida por pessoas surdas e em particular para a representação política das lideranças do movimento social dos surdos e para as contestações em torno das definições de "bem comum" reveladas pelos membros dessa coletividade. Tomamos como material de análise os testemunhos de vida expressos em dois ambientes virtuais diferentes na Internet: o sítio eletrônico de uma associação de surdos – a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) – e um fórum de discussão de uma rede virtual de relacionamentos (o Orkut). Os testemunhos do sítio da Feneis revelam um discurso público relativamente homogêneo – com definições de bem viver e projeções de metas futuras – que busca demonstrar a existência de um "nós", mediar a formação da opinião e expressar a vontade política. Já a análise do fórum do Orkut mostra que afetados e concernidos, ao discutirem sobre suas aspirações individuais e seus interesses, produzem grande fragmentação sobre detalhes do bem comum. Argumentamos que o uso do testemunho produz diferentes efeitos no que concerne ao intercâmbio de experiências, à defesa da legitimidade das reivindicações e à aprendizagem coletiva, em diferentes ambientes virtuais.
Palavras-chave: Internet; reconhecimento; testemunho; surdos.

I. INTRODUÇÃO

Diversos estudos têm se dedicado a investigar o uso que atores da sociedade civil fazem da Internet, a fim de construir ações coletivas em torno de causas de interesse comum, mobilizações e ativismo político. Entre esses estudos, um grupo de pesquisadores tem se concentrado em analisar as oportunidades que a Internet oferece para vozes minoritárias ou excluídas expressarem-se (MITRA, 2001; PALCZEWSKI, 2001; GUEDES, 2002; LANGMAN, 2005). É amplamente sabido que a Internet proporciona um complexo de conteúdos e informações de toda natureza, sem os obstáculos de acesso nem os filtros provenientes da mídia de massa tradicional. Neste cenário, apesar das barreiras digitais, ela oferece novos recursos e novas oportunidades para que indivíduos e grupos marginalizados ou oprimidos sejam produtores de seus próprios discursos e lutem para que seus anseios e suas demandas ganhem existência pública.
No caso das pessoas surdas e das questões tematizadas por elas, a Internet mostra-se como um meio de expressão particularmente importante. Além de se constituírem em uma minoria lingüística, os surdos configuram um público com poucas oportunidades nas grandes arenas de discussão face a face e ainda possuem um segundo obstáculo para a sua participação: a língua. Mesmo que saibam falar, a maioria deles comunica-se por meio da língua de sinais e a participação em fóruns ampliados depende de um tradutor para a língua oral. Nessas situações, há sempre um mediador. Já na Internet, os surdos são os produtores e veiculadores de suas próprias narrativas, sem intermediações.

LEIA O ARTIGO COMPLETO EM:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO