terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Palavras da Patty, nossa fonoaudióloga

'A FONOAUDIOLOGIA E O DEFICIENTE AUDITIVO, PARCERIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM"

"Não existiria som, se não houvesse o silêncio, não haveria luz, se não fosse a escuridão..."Lulu Santos

Esta música retrata nossa interação, me faz crer que somos parte de um todo, cada um com sua particularidade ensina e aprende num círculo infinito ... só assim nos completamos...Patty


Uma das grandes formas de aprender e crescer, é desenvolvendo duas capacidades; a de observar e a de interagir. Observando podemos saber o que a pessoa tem latente e o que ela precisa para melhor se adaptar à sua condição; interagindo, mergulhamos ainda mais fundo no conhecimento da pessoa com a qual estamos lidando, aprendemos com ela e construimos "caminhos" para melhor condição de vida e de socialização.

Tratar, habilitar, desenvolver e reabilitar são termos comuns na Fonoaudiologia, para a facilitar tais processos, é preciso respeitar cada um, cada caso clínico e cada história de vida. Olhando sempre para o que a pessoa tem de positivo, sendo na questão psicológica, social, cognitiva, auditiva e de linguagem. Assim, serão fortalecidas as bases, os "pilares", só se constrói seres humanos positivos e seguros, desenvolvendo neles bases positivas e fortes.Cabe a nós, reabilitadores, acreditar na pessoa e na família. Acreditar e estimular, para que se dê o processo da habilitação do indivíduo dentro da sua condição, trabalhando suas facilidades para melhor adaptar suas dificuldades. Acolhendo a família tentando abrandar seus medos e ansiedades.

No Serviço Público temos grande diversidade de histórias de vida e condição de trabalho, tendo em vista que lidamos com um número considerável de pessoas, porém, hoje aprendi que a grande mágica é saber observar, quanto mais interação, mais aprendizado...nada é impossível assim como nada é fácil, as melhorias são conquistadas no dia a dia com paciência e um pouco de teimosia rs! Já se vão 12 anos de Serviço Público muitas mudanças ocorreram e muitas ainda estão por vir.

Até aqui aprendi que a luta é de todos, família, escola, profissional de saúde e pacientes, não fazemos nada sozinhos e que melhorar é sempre possível...vamos seguir fortes reenvindicando mais, reclamando menos e sempre acreditando que dias melhores virão.

O trabalho dentro da Fonoaudiologia é uma caixinha de surpresas, cada uma mais linda e surpreendente que a outra, é um trabalho que nunca cansa pelo fato de nunca ser igual, eis a mágica que é trabalhar com gente e suas peculiaridades! É um caminho que nunca se trilha igual, pois em cada paciente temos uma fonte inesgotável de aprendizado. Nem preciso dizer que a estimular a questão comunicativa me encanta, que ajudar a facilitar o processo "sentimento, pensamento e expressão" é tudo de mais rico ao meu ver!

Deixo meus parabéns pela iniciativa deste espaço dedicado a informação e a troca! Só colocando as nossas dificuldades somos "socorridos" então vamos falar, comunicar e plantar boas sementes.


Beijocas!

Patrícia Escobar

2 comentários:

soramires disse...

Sempre tive muito carinho pelas pessoas que exercem a Fonoaudiologia.
Porque nos ajudam num momento difícl: os pais de crianças surdas recebem orientação e esperança; os que se tornam surdos recebem amparo técnico e humano.
Obrigada Patty pela colaboração.

Patty disse...

É uma profissão especial sim Sô...sou muito feliz por ter escolhido e mesmo nos momentos mais duros ter me mantido forte e determinada em continuar!

Obrigada você por postar meu recado!

Bjks

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO