domingo, 18 de janeiro de 2009

Ouvir com os óculos?

Quando perdi a audição, na década de 70 do século passado, existiam aparelhos auditivos embutidos em hastes de óculos...mas eram meio pesadões, modelos meio masculinos e os retroauriculares, embora grandes, a gente podia esconder sob os cabelos.
Mas na verdade eu nunca quis esconder nada e usava cabelos curtos ou presos e os aparelhos lá pendurados para quem quisesse ver, até me poupava ficar explicando porque eu pedia para repetir alguma coisa ...
Afinal eram tempos em que a atriz Leila Diniz ia à praia com o barrigão de grávida exposto ao sol, a herança libertária de 1968 circulava por toda parte, porque querer esconder aparelhos auditivos?
Agora algo que parecia ultrapassado volta a circular e com edição melhorada. Estou curiosa para ver esses óculos, quem sabe sejam mais bonitinhos?



Clipping Eletrônico - Departamento de Comunicação, PUC-Campinas

Inventos facilitam vida de deficientes

20/04/2006

Quer escutar melhor? Coloque os óculos. Pesquisadores holandeses criaram um novo aparelho auditivo que vem embutido nas hastes desse acessório.
O dispositivo, desenvolvido por cientistas da Universidade Delft em parceria com empresas e já em fase de comercialização, é constituído por quatro pequenos microfones interligados. Por uma questão estética, decidiu-se fabricar óculos em cujas hastes essa aparelhagem poderia ser escondida. Chamado Varibel, o novo produto tem uma sensibilidade direcional de 8.2 decibéis -segundo os pesquisadores, os equipamentos tradicionais apresentam apenas 4.2 decibéis.
O objetivo foi criar um equipamento auditivo mais potente e capaz de filtrar melhor os ruídos de um ambiente com muitas pessoas falando ao mesmo tempo -resolvendo, assim, a dificuldade que muitos portadores de deficiência auditiva têm para reconhecer de onde vem a voz da pessoa que está falando.

Fonte: Universia - Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Q babado hahahahaaha adorei!!! Quem sabe um dia qdo eu tiver DINHEIRO n vou atras de um?rs

Anônimo disse...

Achei ótimo o Varibel, onde posso encontrá-lo, pois uso óculos e estou com dificiencia auditiva.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO