sábado, 31 de janeiro de 2009

Ajudas técnicas: amplificador de indução magnética

Soramires (para SULP)

Para algumas pessoas, até parece que no Brasil só existe surdo que se comunica por Libras e leitura orofacial.

Por favor não esqueçam o grande número de deficientes auditivos póslinguais
, das pessoas da terceira idade, pessoas que usam aparelhos auditivos ou implantes, gente que pode ouvir com ajudas técnicas e que lê e escreve em português.
Não encontrei nenhuma informação brasileira a respeito deste equipamento de amplificação por indução magnética.

O "Aro Magnético" ou "hearing loop" tão difundido na Argentina, Europa, Austrália, EUA parece ser desconhecido no Brasil.

Peço por favor que se algúem sabe se é vendido no Brasil e que nome recebe me avise!!!!!


Quem sabe alguma empresa resolve patrocinar a instalação desses equipamentos? Afinal existem facilidades impositivas que impulsionam acões inclusivas, patrocínios, etc.

Não acho justo que na Argentina eu possa acompanhar concertos, cinema, conferências, aulas, cultos religiosos, etc usando meu aparelho auditivo e aqui no Brasil quando pergunto sobre o equipamento ninguém sabe me responder se existe, que nome tem, etc.

Como deficiente auditiva peço que as políticas públicas e normas de acessibilidade levem em conta este equipamento tão útil para quem usa implante ou aparelho auditivo.
Nem todo surdo conhece LIBRAS.
A informação abaixo vem do site:

http://www.mah.org.ar/

Sem Barreiras

A MAH - Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos sempre considerou a audição uma parte fundamental da saúde. Dela depende em grande medida o processo de comunicação que as pessoas estabelecem com o mundo que as rodeia, sua interação e a plena integração social.
Contud0, a cada dia, a comunidade de hipoacúsicos se depara com muitas barreiras para o acesso aos diferentes meios de expressão culturais, principalmente os que se referem às artes audiovisuais como o cinema e o teatro.
Na maioria dos casos as salas onde se apresentam estes espetáculos não estão preparadas para atender a este tipo de deficiência.
Então, a Comissão Diretora da MAH, decidiu desenvolver o programa "Sem Barreiras". Seu objetivo principal foi conseguir uma aproximação real entre a pessoa hipoacúsica e a cultura.
Para concretizá-lo foi necessário recorrer a uma tecnologia específica adquirida pela MAH para iniciar uma série de importantes doações do equipamento chamado "amplificador de aro magnético" ou "aro de indução magnética"

Para matar a sua curiosidade clique abaixo e vai saber quantos teatros e cinemas da Argentina oferecem essa ajuda técnica aos deficientes auditivos:

CONSULTE LAS DIRECCIONES DE LAS SALAS EQUIPADAS CON ARO MAGNÉTICO

A primeira doação de aro magnético ocorreu em agosto de 1998, ao Teatro Maipo da Cidade de Buenos Aires. Nessa ocasião houve um festejo duplo: o espetáculo de Enrique Pinti "Pinti canta las cuarenta y el Maipo cumple 90" chegava às 100 representações e também se inaugurava o novo sistema no teatro.

A partir dessa ocasião a MAH continuou seu compromisso, fazendo sucessivas doações a diferentes espaços relacionados à arte, à cultura e à educação.
Em 2008 se comemora o décimo aniversário desse projeto tão importante, que segue proporcionando tanta satisfação.


O que é um aro magnético?

O aro magnético é um amplificador adaptado especialmente para levar seu sinal de saída (amplificada) a um cabo que se instala ao redor do perímetro da sala de um teatro, cinema, sala de aula, auditório, etc
O resultado dessa instalação é que se produz na superfície do espaço um campo magnético que copia exatamente o sinal audível. Esse sinal é captado pela bobina telefônica do aparelho auditivo, quando este é colocado na posição "T".
O uso deste tipo de amplificador permite uma transmissão direta do som ao aparelho auditivo sem os efeitos adversos da distância, do eco ou do ruído ambiente.
Para saber mais:
http://www.hearingloop.org/

Um comentário:

Átila Siqueira. disse...

Amigos, sou solidário a causa de vocês, embora eu conheça muito pouco a respeito. Contem com o meu apoio para o que precisarem, mas eu nem sei mesmo como ajudar.

Assinarei o abaixo assinado de vocês. Parabéns pela iniciativa, pois é esse tipo de ação que possibilita a plena cidadania dos indivíduos.

Um grande abraço,
Átila Siqueira.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO