quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MÚSICA E DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Mais uma vez  LAK LOBATO TRATA DE UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE:

"Música na Voz de uma deficiente auditiva 
POR LAK LOBATO · 24 DE SETEMBRO DE 2014 Deficiencia auditiva impede gostar de música? A via de regra é essa. Afinal, música depende de boa audição. Mas, por outro lado, são as dificuldades que medem a importância de alguma coisa. E para quem tem risco de perder a capacidade de ouvir música, a  relação que se tem com elas muda muito. Hoje, minha amiga de facebook Rosana Schoeps conta como é ser cantora tendo perda auditiva: “Comecei a perder a audição aos 20 e poucos anos e não percebi. Fui diagnostica com perda auditiva devido a um teste profissional e procurei 2 especialistas que me recomendaram aparelho. O terceiro me propos a cirurgia de estapedectomia (naõ sei se esse é o nome correto). Em dois dias eu fiz a cirurgia no ouvido direito e ele me disse q no meu caso as chances de recuperação não seriam 100% só ajudaria a recuperar o convivio social. O resultado foi surpreendente e recuperação rápida. Ainda tenho perda acentuada no ouvido esquerdo e a recomendação de cirurgia futura ou uso do aparelho."
� por Lak Lobato 

Leia o texto original em:
http://desculpenaoouvi.laklobato.com/2014/09/24/musica-na-voz-de-uma-deficiente-auditiva/comment-page-1/#comment-17143

Sempre atribua a autoria - Vedado uso comercial - Proibido obras derivadas.

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/2014/09/24/musica-na-voz-de-uma-deficiente-auditiva/comment-page-1/#comment-17143

terça-feira, 23 de setembro de 2014

LEITURA LABIAL

Uma prática muito comum entre quem possui deficiência auditiva é “ouvir com os olhos”. Não nos referimos aqui ao uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras, mas sim à técnica da Leitura Labial (também chamada de Leitura Orofacial), muito usada entre os adeptos do Oralismo, isto é, deficientes auditivos cuja língua materna é o Português e que usam sua fala e resíduos auditivos para se comunicar oralmente. A Leitura Labial consiste na observação do posicionamento dos lábios do falante para que, junto com os sons ouvidos (ou não), a pessoa com deficiência auditiva consiga ter uma maior facilidade para compreender a mensagem falada pelo outro.
CONTINUE LENDO...

http://adap.org.br/site/index.php/artigos/150-a-tecnica-da-leitura-labial

CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Implantes diretos no nervo auditivo deverão substituir implantes cocleares

matéria compartilhada pela amigas  

Geraldine Brandeburski de Oliveira via Mariana Candal

Implantes diretos no nervo auditivo deverão substituir implantes cocleares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/06/2007

A idéia de implantar minúsculos aparelhos auditivos eletrônicos no ouvido interno de pessoas com surdez profunda tem cerca de 30 anos - uma idéia radical para a época, quando a miniaturização da eletrônica dava seus primeiros passos.
Agora, cientistas da Universidade de Michigan, Estados Unidos, estão sugerindo um passo ainda mais radical para o tratamento de casos de surdez muito graves: implantar um dispositivo diretamente no nervo auditivo.
ler mais
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110070612#.VBo77PldUQ6

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

IMPLANTE COCLEAR PELO SUS

08/09/2014 12h37 - Atualizado em 09/09/2014 16h36

Veja onde encontrar tratamento com implante coclear pelo SUS

O implante coclear é indicado a pessoas que praticamente não escutam nada e que não se beneficiem com o aparelho de audição convencional.

O implante coclear, ou mais popularmente conhecido como ouvido biônico, é um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica, que tem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de surdez profunda que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais.


http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/09/veja-onde-encontrar-tratamento-com-implante-coclear-pelo-sus.html