quarta-feira, 27 de abril de 2011

RELAÇÃO SURDEZ E MÚSICA - SE QUISER AJUDAR NUMA MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO VEJA A MENSAGEM ABAIXO

Caros visitantes do blog,



Sou Eraldo, estudante e jornalista da
Revista Offline http://www.offline.com.br/

 Estou aqui para pedir ajuda de vocês em uma matéria que estou escrevendo sobre a relação entre surdez e música.
Busco pessoas que possam e queiram contar histórias pessoais da sua relação com a música e com a surdez. Para responder perguntas como: Como é para um surdo começar a ouvir? Ou tocar um instrumento? Como é esse processo? Como é viver e sentir a música sendo surdo? Caso você seja surdo, conheça surdos, ou tenha boas histórias para contar, por favor, entre em contato comigo. Podemos marcar um entrevista pessoalmente ou on-line.

Muito obrigado,
Eraldo Santos

er.cmcg@gmail.com

SE QUISER CONVERSAR COM O ERALDO USE O E-MAIL ACIMA INDICADO.
NÃO É UMA PESQUISA DO BLOG SULP ESTAMOS APENAS DIVULGANDO.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Amplificador de indução magnética - Aro magnético - Hearing loop - Boucle Magnétique

Como descobri o aro magnético e me encantei com esse recurso de ajuda técnica para deficientes auditivos e surdos que usam aparelhos auditivos e implantes cocleares?
Sou surda desde os 20 anos e tenho usado aparelhos auditivos nos útimos 40 anos, surdez severa causada por otosclerose bilateral.
Sempre gostei de música e nunca deixei de ouvir gravações e concertos ao vivo, principalmente de jazz, música instrumental e música erudita.
Nunca tinha ouvido falar do amplificador de indução magnética no Brasil e ao morar na Argentina fiquei sócia da Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos - http://www.mah.org.ar/ - onde conheci ajudas técncas para surdos e deficientes auditivos de uso individual como FM, relógios vibratórios, protetores para aparelhos auditivos, etc.
Mas a grande descoberta, que mudou minha vida para melhor foi o chamado aro magnético ou amplificador de indução magnética. Na sede da MAH, na sala de espera o aparelho de TV está conectado ao sistema e podemos ouvir a TV diretamente no aparelho auditivo, sem interferências, também usei o sistema na sala de conferências da MAH e pude ir ao cinema e ouvir e entender o som original dos filmes argentinos exibidos no cine Gaumont de Buenos Aires. Nem lembro mais o ano da descoberta.
A partir de então passei a divulgar, ou melhor tentar divulgar o equipamento em grupos de surdos do Yahoo, do Orkut, escrever para as autoridades do Conade, do Corde e pouco retorno houve.
Mas nuca abandonei a batalha para que esse equipamento fosse conhecido e usado no Brasil.
O amplificador de indução magnética é um equipamento relativamente barato e é utilizado coletivamente, ao contrário do FM que proporciona amplificação individual acoplada ao aparelho auditivo.
São inúmeras as postagens em que falo do equipamento em outros países e mostro links e vídeos explicativos:
Aqui vai a lista:
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/httpwww.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/amplificador-de-inducao-magnetica.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/amplificador-de-inducao-magnetica-feito.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/acessibilidade-para-surdos-exemplo-de.html
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/aro-magnetico-na-argentina.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/video-de-apresentacao-do-amplificador.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/uma-surda-vai-ao-teatro-e-conta-sua.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/surdos-acesso-informacao-arte-cultura.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/01/amplificador-de-inducao-magnetica.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2009/01/ajudas-tecnicas-amplificador-de-inducao.html

http://cronicasdasurdez.com/hearing-loop-na-europa/


SITES SOBRE O EQUIPAMENTO:
http://www.hearingloop.org/

EM PORTUGAL
Cultura / Teatro da Trindade / O Teatro / Anel Magnético AAASistema de anel magnético

http://www.must.xl.pt/gadgets-e-jogos/239-o-sistema-de-anel-magnetico-estreia-no-teatro-da-trindade.html

Sala principal O QUE É O SISTEMA DE ANEL MAGNÉTICO?

Hoje em dia muitos edifícios em todo o mundo já dispõem do sistema de Anel Magnético que consiste na instalação de um anel de indução magnética para facilitar as condições de escuta a pessoas com dificuldades auditivas, utilizadoras de aparelhos auditivos.
Em Portugal, o Teatro da Trindade é a primeira sala de espectáculos equipada com este sistema.
O símbolo internacional da surdez é normalmente exibido para indicar a presença de um sistema de anel magnético. Antes de comprar um bilhete, lembre-se de pedir um lugar que esteja abrangido pelo sistema de Anel Magnético
O sistema de Anel Magnético instalado no Teatro da Trindade é uma doação da Widex Centros Auditivos cujo espírito de missão consiste na melhoria da qualidade de vida das pessoas com dificuldades auditivas.
O sistema de amplificação patrocinado pela Lismúsica - Instrumentos Musicais Lda permite ainda que o sistema funcione, em formato experimental, em espectáculos acústicos.

PORQUÊ A INSTALAÇÃO DE UM ANEL MAGNÉTICO?
O sistema de Anel Magnético instalado na plateia da sala principal do Teatro da Trindade representa mais um passo no aumento da inclusão social, oferecendo às pessoas com dificuldades auditivas as mesmas oportunidades das pessoas com uma audição normal.
Os desafios que os utilizadores de aparelhos auditivos enfrentam em espaços públicos são muitos. Compreender palestras em centros de convenções, ouvir uma performance ou peça de teatro numa sala de espectáculos ou ouvir um altifalante num local público são apenas alguns exemplos onde utilizadores de aparelhos auditivos ainda experimentam dificuldades.

A presença de ruído de fundo, a reverberação do local e a distância entre o ouvinte e a fonte sonora são os principais factores que contribuem para a redução da capacidade de ouvir música e voz com clareza.
Através da bobine magnética do aparelho auditivo (Posição T), o sistema de Anel Magnético capta o som na fonte através da régie e transmite-o directamente para os aparelhos auditivos dos espectadores, oferecendo um som nítido e sem distorções.
O sistema de Anel Magnético funciona com aparelhos auditivos retroauriculares, equipados com bobine magnética e colocados na posição T (ver instruções mais em baixo). Quando o interruptor está na Posição T, os microfones do aparelho auditivo ficam desligados e o utilizador só ouve o som transmitido pelo sistema de Anel Magnético (ou outra fonte emissora).

Experimente ouvir a diferença que a instalação de um sistema de Anel Magnético faz num local amplo e com reverberação, clicando com o botão do rato nos rectângulos laranja:

M – Posição normal de um aparelho auditivo

T – Posição T ou Telecoil
© hearingloop.org - com o apoio de www.contacta.co.uk (design) e de www.loopwisconsin.com (gravação de som)

QUEM PODE UTILIZAR? COMO ACTIVAR?
O sistema de Anel Magnético pode ser utilizado por utilizadores de aparelhos auditivos retroauriculares com bobine magnética (Posição T ou Telecoil), sem necessidade de recurso a nenhum acessório adicional.
A bobina magnética é um componente disponível na maioria dos aparelhos auditivos do mercado, devendo ser solicitada a inclusão e activação pelo seu audiologista.
Se o seu aparelho auditivo dispõe de bobine magnética (posição T) deverá seguir as instruções da imagem, premindo o botão de mudança de programa para a posição T.
Se o seu aparelho não dispõe de bobine magnética, ou se tem problemas de audição mas ainda não utiliza aparelho auditivo retroauricular, poderá solicitar um dos dispositivos de apoio à Escuta sem fios, disponíveis na bilheteira.

Links Relacionados
Sistema de Anel Magnético doado por WIDEX Centros Auditivos

Amplificação para espectáculos acústicos patrocinada por LISMÚSICA

http://www.inatel.pt/content.aspx?menuid=267

segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Paulo terá primeiro Censo de pessoas com deficiência

http://www.vidamaislivre.com.br/videos/video.php?id=3212&/reatech_2011_lancamento_do_programa_censo_inclusao


25 de Abril de 2011 - São Paulo terá primeiro Censo de pessoas com deficiência

A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida elaborou um questionário para conhecer melhor os deficientes que vivem na cidade de São Paulo. O questionáro chegará às residências pelo correio.
A cidade de São Paulo quer saber quem são, como vivem e onde moram os paulistanos com algum tipo de deficiência. Para alcançar este objetivo, foi elaborado o Censo de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
A partir de um questionário – que chegará às residências pelo correio e também estará disponível no site da Prefeitura e nas Praças de Atendimento das subprefeituras – serão coletadas informações sobre o tipo de deficiência, região de moradia, idade, escolaridade, condições socioeconômicas e vínculo a serviços públicos.
Para o secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, responsável pela implantação do projeto, os resultados serão importantes para aperfeiçoar as políticas públicas para este segmento da população, inclusive direcionando melhor a oferta de serviços.

Questionário
O questionário foi construído ao longo de 2010, ouvindo entidades civis, instituições de assistência ligadas aos diferentes tipos de deficiência e mobilidade reduzida, o Conselho Municipal do Idoso e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

As 2,4 milhões de residências inscritas no cadastro de contribuintes do IPTU receberão o questionário com porte-pago, para que a devolução seja feita sem custo, pelo correio.
Simultaneamente, um site vinculado ao portal da Prefeitura permitirá o preenchimento on-line do questionário.
Porta a porta
Para alcançar os domicílios não regularizados, serão firmadas parcerias com outros setores do serviço público, como os técnicos do Programa Saúde da Família e dos programas de assistência social, para auxiliar na divulgação do Censo-Inclusão.

domingo, 24 de abril de 2011

LEGENDA OCULTA - CLOSED CAPTION - MATÉRIA DA FOLHA

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/906003-saiba-como-trabalham-os-profissionais-que-fazem-o-closed-caption.shtml

Saiba como trabalham os profissionais que fazem o "Closed Caption
ROBERTO KAZ



 Quando o primeiro bloco do programa "Mais Você" acabou, na última terça-feira, o estenotipista André Santos tirou as mãos do teclado e disse: "Hoje está difícil, tem muito nome de ator".
Santos acabara de passar 40 minutos redigindo cada palavra dita pela apresentadora Ana Maria Braga.
O resultado do trabalho --o Closed Caption-- era acompanhado em tempo real por milhares de deficientes auditivos, marombeiros de academia e pacientes de consultórios que, naquela hora, encaravam televisores silenciosos --mas com uma legenda preta na parte de baixo.
Obrigatório em canais abertos desde 2006, Closed Caption, ou legenda oculta, é a reprodução literal e simultânea do que é dito no ar.
Por lei, o texto tem de ser branco, sobre fundo preto. Além de transmitir o conteúdo que é dito, deve informar nuances, entre colchetes ("[risos]", "[gritando]").
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ao menos 98% das palavras têm de ser grafadas corretamente. Cada emissora é obrigada a transmitir seis horas diárias de programação com Closed Caption. A partir de junho, serão oito.
Naquela manhã, Santos conseguiu manter seu texto incólume quando Braga citou os atores americanos Clint Eastwood e Jack Nicholson. O problema surgiu com o nome "Edson Celulari".
Primeiro, ele digitou "Edson Selo Lar". Apagou, substituindo por "Edson Celular". Só na terceira tentativa, conseguiu achar a forma correta, com a letra "i" no final.
Folhapress
Folha acompanha a rotina dos profissionais das legendas
"XUAS", "NEGUE" E "ER"
Para dar conta de escrever tanto em tão pouco tempo, Santos usa o estenótipo, um teclado de 22 botões, alocado entre as pernas, que funciona combinando fonemas.
Por exemplo: se precisa escrever "Natalie", ele une o fonema "nat" ao fonema "li". Para redigir Natália, ele combina "nat" com "ayla" -- cabe ao computador "decifrar" o resultado final. É como se tocasse um piano, formando palavras ao invés de acordes.
Por isso, ainda que pareça um enorme obstáculo, o ator e ex-governador Arnold Schwarzenegger nunca terá o sobrenome mal grafado.
Para Santos, basta usar três teclas, juntando os fonemas "xuas", "negue" e "er". "O problema é lembrar tudo isso", diz. O aprendizado leva quatro anos: um para saber as combinações de fonemas; três para decorá-las.


Santos, 29, é sócio da Steno do Brasil, empresa de São Paulo, responsável por fazer o Closed Caption de Record, SBT, Rede TV!, TV Brasil, TV Senado, MTV e uma parte da programação da Globo.
Hoje, a empresa tem filiais em Campinas (SP) e Brasília. A sede é equipada com um gerador, quatro antenas de TV e três provedores de internet --para que, em hipótese alguma, as legendas deixem de chegar às emissoras.
Não fecha um único dia do ano. "Natal, Carnaval, Páscoa, tem sempre alguém aqui", conta Reimberg. "No Ano-Novo, uma mão estoura o champanhe, e a outra digita o que está sendo dito."
Findo o "Mais Você", o estenotipista Santos ainda transcreveria, mais tarde, o "Programa do Ratinho", o "SBT Brasil" e --terror de todos do ramo-- uma Reunião Ordinária da Comissão de Assuntos Econômicos, para a TV Senado. Diante da mesa, havia uma folha com os nomes de todos os senadores e seus respectivos partidos.
"O problema da TV Senado é que não tem intervalo", justificou. Para não se embaralhar quando da citação de políticos, ele já definira a combinação de teclas que daria origem ao nome de cada um. "Eduardo Suplicy", portanto, aparecia com a combinação de três toques. "Dilma Rousseff", de dois.


Problema haveria se surgisse um nome desconhecido. No começo do ano, Santos se viu em maus lençóis, quando pego, de surpresa, pela crise no Oriente Médio. Ao citar o ditador líbio pela primeira vez, escreveu Muammar "Kadaf". "Mas pouca gente usava assim. Mudei para Gaddafi", avisou.
Ultimamente, tem preferido "Qaddafi". É a forma usada pelo "New York Times".

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CONSTRUINDO DIRETRIZES PARA O PLANO ESTADUAL DE AÇÃO DE GARANTIA DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

AMIGOS SURDOS ORALIZADOS, IMPLANTADOS, QUE USAM APARELHOS AUDITIVOS E QUE SE COMUNICAM NA LÍNGUA PORTUGUESA - QUE EU SAIBA NÃO TEMOS REPRESENTANTES QUE CONHEÇASM E DEFENDAM NOSSAS NECESSIDADES. MAIS UMA VEZ FICAREMOS DE FORA?


Em parceria com APAE São Paulo, Secretaria reune instituições para definir diretrizes inclusivas


Representantes de instituições que atuam na área da deficiência estão convidados a participar do encontro "Vozes e Sinais da Sociedade Civil Organizada - "Construindo Diretrizes para o Plano Estadual de Ação de Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência", que será realizado no dia 13 de abril de 2011, das 8h30 às 17h, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.

Este encontro é fruto de uma parceira celebrada entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a APAE de São Paulo. O objetivo é coletar, junto às organizações da sociedade civil, subsídios para a elaboração de diretrizes para implementação da política pública estadual em prol das pessoas com deficiência.

Ao longo do projeto, foram realizados outros quatro encontros no Estado de São Paulo - Marília, Aparecida, Araraquara e São José do Rio Preto - sempre buscando debater as políticas necessárias para as pessoas com todos os tipos de deficiência nas áreas de assistência social, saúde, educação e trabalho. As vozes e sinais da sociedade civil, extraídos nestes encontros, auxiliarão na construção de políticas públicas e do plano de ações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para os próximos anos.

SERVIÇO
Encontro "Vozes e Sinais da Sociedade Civil Organizada - "Construindo Diretrizes para o Plano Estadual de Ação de Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência".
Data: 13 de abril de 2011, das 8h30 às 17h.
Local: sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda (ao lado das estações Metrô/CPTM) - São Paulo - SP

Inscrições: enviar e-mail para renatosantos@apaesp.org.br ou fax (11) 5549-3636.

Importante: Devido ao número reduzido de vagas (80), as inscrições serão consideradas por ordem de chegada e limitadas ao máximo de 2 participantes por organização.

Consulta Pública para Relatório Brasileiro sobre Direito das Pessoas ccom Deficiência

ATENÇÃO SURDOS  ORALIZADOS, IMPLANTADOS, QUE USAM APARELHOS AUDITIVOS E SE COMUNICAM NA LÍNGUA PORTUGUESA: LEMBREM-SE QUE NÃO EXISTEM ONGS, INSTITUIÇÕES OU GRUPOS ORGANIZADOS QUE CONHEÇAM E DEFENDAM NOSSOS DIREITOS E QUE AJUDAS TÉCNICAS NECESSITAMOS.

NOSSO DOCUMENTO ABAIXO, PEDIMOS QUE LEIAM E ASSINEM, SERÁ ENVIADO ÁS AUTORIDADES
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/3657


Notícias
Aberta consulta pública para Relatório brasileiro sobre direito das pessoas com deficiência

Publicado em 08/04/2011

A partir de hoje até o dia 7 junho, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, submete à consulta pública o 1° Relatório Nacional do Brasil sobre o cumprimento das disposições da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Esta consulta pública tem por finalidade garantir transparência e fácil acesso à participação popular no processo de construção do relatório, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.



É de grande importância a participação da sociedade civil, em particular das pessoas portadoras de necessidades especiais e das organizações representativas nesse processo de construção, com vistas a estabelecer um balanço fiel da realidade das pessoas com deficiência no Brasil.



Após a conclusão do período de consulta, as contribuições recebidas serão juntadas e incorporadas ao documento, que será encaminhado para exame do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

As contribuições e sugestões deverão ser encaminhadas - devidamente fundamentadas e identificadas - por meio do formulário disponível no endereço: https://www.consultas.governoeletronico.gov.br – onde também poderá ser consultado o informe que o Estado brasileiro apresentará após completados dois anos da ratificação da Convenção pelo Brasil.

Durante o mesmo período, também serão recebidas manifestações encaminhadas por carta, fax ou correio eletrônico para:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8° andar

Setor Comercial Sul B, Quadra 09, Lote C

CEP: 70308-200 Brasília – DF

Fax:(Oxx61) 2025-9747.


Veja, na íntegra, a Carta de convocação do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Para mais informações, escreva para: corde@sdh.gov.br

http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/aberta-consulta-publica-para-relatorio-brasileiro-sobre-direito-das-pessoas-com-deficiencia
PRESIDENCIA DA REPÚBLICA


SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Setor Comercial Sul B, Quadra 09, Lote C, Torre A, 8" andar, Edifício Parque Cidade Corporate CEP: 70308-200

Fone: (61) 2025-3684 FAX: (61) 2025-9747

Carta noOi /2011/SNPD/SDHlPR

Em 5 de abril de 2011.

Às Pessoas com Deficiência,

Às entidades representativas de seus interesses e

À sociedade brasileira em geral,

Assunto: Realização de Consulta Pública para comentários ao primeiro relatório do Brasil sobre a

implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações

Unidas.

A partir do dia 8 de abril, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com

Deficiência submete a consulta pública o 1° Relatório Nacional da República Federativa do Brasil sobre o

cumprimento das suas obrigações com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A consulta

terá duração de 60 dias e se concluirá em 7 de junho de 2011.

2. Nesse período, as contribuições e sugestões, fundamentadas e devidamente identificadas,

deverão ser encaminhadas, preferencialmente, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço

https://www.consultas.governoeletronico.gov.br/
onde também se encontra para leitura o informe que o

Estado brasileiro deve apresentar após completados dois anos da ratificação da Convenção pelo Brasil.

também consideradas as manifestações encaminhadas por carta, fax ou correio eletrônico para:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8° andar

Setor Comercial Sul B, Quadra 09, Lote C

CEP: 70308-200 - Brasília - DF

Fax: (Oxx61) 2025-9747

Correio eletrônico: corde@sdh.gov.br

3. É de grande importância a participação da sociedade civil, em particular das pessoas com

deficiência e das organizações representativas de seus interesses, no processo de construção do relatório. A

consulta pública que se inicia tem por finalidade garantir que esse processo seja totalmente acessível,

atendendo aos requisitos estabelecidos ONU. Após a conclusão do período de consulta, as contribuições

recebidas serão coligidas e incorporadas ao documento que será encaminhado para exame do Comitê dos

Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Por isso, contamos com a participação de todas e todos para

estabelecer um balanço fiel da realidade das pessoas com deficiência, vigente no Brasil.

~~r-

Humberto Lippo

Secretário Nacional

sexta-feira, 8 de abril de 2011

LEGENDA NACIONAL - HOMENAGEM A QUEM COMEÇOU A BATALHA




DESCOBRI ESSA CAMPANHA E ESSA TURMA BATALHADORA HÁ MUITOS ANOS, NO ENTANTO ME LIMITEI A DIVULGAR O SITE E ASSINAR O DOCUMENTO...

HOJE EM DIA NÃO PODEMOS MAIS NOS LIMITAR A ASSINAR DOCUMENTOS, ESSA TURMA VAI A FESTIVAIS DE CINEMA, VESTINDO A CAMISETA QUE DIZ:

DESCRIÇÃO DA  FOTO: REGINA CASÉ  SORRIDENTE, VESTINDO A CAMISETA QUE DIZ:
LEGENDA  PARA QUEM NÃO OUVE MAS SE EMOCIONA.

DIANTE DO PERIGO REPRESENTADO  LEGISLADORES DESINFORMADOS  (UM DELES PRETENDE SUBSTITUIR A LEGENDA POR LINGUA DE SINAIS, IMAGINANDO QUE SÃO EQUIVALENTES)

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/equivocos-de-legisladores-que.html

RESOLVI PRESTAR HOMENAGEM E AGRADECER AOS PIONEIROS DA LUTA PELAS LEGENDAS.
PEÇO AOS QUE AINDA NÃO CONHECEM QUE VISITEM O SITE E ASSINEM O DOCUMENTO.


http://www.legendanacional.com.br/

Este site é parte da campanha pela legenda em filmes nacionais para acesso dos deficientes auditivos a esses produtos culturais. Quem é deficiente auditivo não entende os filmes brasileiros e os desenhos animados, pois não os escuta completamente e eles não têm legenda.
A iniciativa é importante pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. As pessoas ficaram sabendo e comentaram que nunca tinham parado para pensar nesse problema. É natural, para elas que ouvem, que o filme brasileiro não precise ter legenda em português. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.


A campanha pela legenda em filmes nacionais foi uma idéia minha. Sou portador de deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenho um grande ganho com uso de aparelho. Em 29 de abril deste ano, a minha turma combinou de ir para o CINE-PE - Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir vários filmes nacionais e me senti excluído. Então pensei: "o que eu estou esperando?"
Marcelo C. Pedrosa

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mensagem ao Senador que propõe que em filmes as legendas em português podem ser substituídas por "linguagem"(sic) de sinais

terça-feira, 29 de março de 2011


CINEMA NACIONAL ACESSÍVEL AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA
A adaptação do cinema brasileiro, com o uso de audiodescrição e de legenda em português em filmes nacionais, para acesso cultural das pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, é o que pretendo com a apresentação, hoje, de projeto de lei nesse sentido.
Pelo meu projeto, a utilização daqueles recursos será obrigatória em pelo menos uma sala, durante todo o período de exibição da obra, nas cidades com população superior a 100 mil habitantes.
A audiodescrição é entendida como a narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais, que sejam relevantes, para possibilitar a melhor compreensão por pessoas com deficiência visual.
Já para os deficientes auditivos, as legendas em língua portuguesa em obras cinematográficas nacionais deverá ser substituída pela linguagem de sinais, para permitir seu acesso ao conteúdo falado e audiodescrito.
O cinema, por sua grande importância como expressão artística, representa um ponto de convergência dos avanços no campo da tecnologia e das diversas manifestações de estética. Dessa forma, é imprescindível que todos os recursos disponíveis sejam utilizados para um melhor acesso das pessoas com deficiência visual e auditiva a essa forma de cultura, lazer e entretenimento.
A ampliação da acessibilidade está em franca expansão em vários países onde o tema da inclusão da pessoa com deficiência permeia todos os debates relativos aos mecanismos de divulgação da cultura.
Embora ainda incipientes, considero que as utilizações de recursos para maior acessibilidade cultural, as discussões sobre a audiodescrição estão firmando-se no cenário cultural, com registros de sessões cinematográficas em festivais, utilizando a audiodescrição, que foram muito bem recebidas pelo público.
O projeto que elaborei está em plena harmonia com o disposto no artigo 215, caput, da Constituição Federal, segundo o qual o “Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

do blog do senador:
http://acvaladares.blogspot.com/2011/03/vamos-colocar-no-cinema-nacional-formas.html




PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 122 de 2011 Autor: SENADOR - Antonio Carlos Valadares

Ementa: Altera a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, para instituir a obrigatoriedade da apresentação de obras cinematográficas adaptadas para pessoas com deficiência auditiva ou visual, com a utilização do recurso da audiodescrição e da legendagem em português em filmes nacionais.
Explicação da ementa: Clique para abrir / ocultar a explicação da ementaAltera a lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para instituir a obrigatoriedade de apresentação de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras com a utilização dos recursos de legendagem em língua portuguesa, para obras nacionais, e audiodescrição, para todas as obras, em pelo menos uma sala, durante todo o período de exibição da obra, nas cidades com população superior a cem mil habitantes; define ¿audiodescrição¿; estabelece que a legendagem em língua portuguesa em obras cinematográficas nacionais poderá ser substituída pela utilização da linguagem de sinais, para garantir o acesso das pessoas portadoras de deficiência auditiva ao conteúdo falado e audiodescrito.


Assunto: Social - Direitos humanos e minorias

Data de apresentação: 29/03/2011

Situação atual: Local: 06/04/2011 - Comissão de Educação


Situação: 06/04/2011 - AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR

Indexação da matéria: Clique para ver/ocultar a indexação da matéria

ESCREVA  TAMBÉM PARA O SENADOR;
antval@senado.gov.br
Peço ao Senador que reveja o texto de seu projeto sobre audiodescrição e legendas onde há um grave equívoco ao dizer que a legendagem em português poderá ser substituída pela "linguagem" de sinais.

Os especialistas hoje em dia dizem língua de sinais brasileira, libras e não linguagem.
A legenda em português é mais abrangente que a língua de sinais porque muitos surdos oralizados e deficientes auditivos não conhecem nem usam a língua de sinais e sim a língua portuguesa. O mesmo ocorre com pessoas adultas que perdem audição e usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Explico que a grande maioria dos que ficaram surdos depois de alfabetizados e oralizados não usa língua de sinais

São duas línguas diferentes e independentes e uma não substitui a outra.

Assim essa proposta de substituição da legenda em português pela língua de sinais deixa de lado anos e anos de estudo, pesquisa e luta dos surdos usuários da língua portuguesa, assim como dos fonoaudiólogos, professores, otorrinos e outros profissionais que trabalham para possamos nos integrar à sociedade através da língua portuguesa.



Sônia Maria Ramires de Almeida - 63 anos (uso aparelhos auditivos desde os 20 anos)

faço parte da Comissão Sulp - Surdos Usuários da Língua Portuguesa

ACESSIBILIDADE? É SÉRIO?

VOU POSTAR FOTOS DE BARREIRAS QUE LIMITAM A MOBILIDADE, A COMUNICAÇÃO, ETC.


COMEÇO COM DUAS FOTOS NO MESMO PONTO DE ÔNIBUS DA RUA PEDRO DE TOLEDO EM SÃO PAULO SP PRÓXIMO AO HOSPITAL SÃO PAULO, AACD, DERDIC E VÁRIAS ENTIDADES QUE OFERECEM ATENDIMENTO A PESSOAS COM VÁRIOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA.

PISO TÁTIL PARA CEGOS, BLOQUEADO POR UM POSTE DE UM LADO E UMA ÁRVORE DO OUTRO.

AGORA FOTOS DE BUENOS AIRES:

BAIRRO PALERMO, UM DOS BAIRROS IMPORTANTES DA CIDADE, COM MUITAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS COMO FEIRAS DE ARTESANATOS, DE LIVROS USADOS, SOCIEDADE RURAL, MUSEUS, PARQUES, LOJAS DE DESIGN, RESTAURANTES E CASAS NOTURNAS.
A PEDIDO DA ARQUITETA TUCA, FIZ ALGUMAS FOTOS E COMENTÁRIOS SOBRE O ESTADO DAS CALÇADAS: ALGUMAS QUEBRADAS, ESBURACADAS, RAMPAS DESTRUIDAS, LIXEIRAS, CARTAZES E OUTROS OBSTÁCULOS PARA CAMINHANTES, CADEIRANTES, MÃES COM CARRINHO DE BEBÊ, IDOSOS (E SÃO MUITOS POR LÁ).
EXISTE AINDA O HÁBITO DE LEVAR CÃES PARA FAZER SUAS NECESSIDADES NAS CALÇADAS E MUITOS DONOS NÃO RECOLHEM, OCASIONANDO ESCORREGÕES.
MUITOS COMERCIANTES, MORADORES E ZELADORES DE PRÉDIOS ENCHEM AS CALÇADAS DE LIXO FORA DOS HORÁRIOS ESTABELECIDOS PARA COLETAS E OS COLETORES DE PAPELÃO OS "CARTONEROS" ABREM OS SACOS E O VENTO SE ENCARREGA DE ESPALHAR TUDO.
EXISTE AINDA UM EXÉRCITO DE DISTRIBUIDORES DE PROPAGANDA, JORNAIS, FOLHETOS QUE A MAIORIA PEGA E JOGA NA CALÇADA MESMO, ASSIM COMO GARRAFAS PLÁSTICAS, COPOS, EMBALAGENS DE CHOCOLATES, ETC...
EXISTEM MUITAS LIXEIRAS MAS ESTAS SÃO ALVOS DE ROUBOS E VANDALISMOS.
ISSO TUDO OCORRE NUM DOS BAIRROS MAIS CONHECIDOS E VISITADOS DE BUENOS AIRES.
Fotos com descrição para que todos possam ter ideia da situação.

Raízes versus calçada:
foto de um tronco de árvore na parte inferior com as raízes quebrando o calçamento que está todo irregular. Ameaça de tombos e tropeções.


Com tanta tralha na calçada sobra espaço para passar?

Esquina com produtos do armazém avançando na calçada, lixeira grande, cano para impedir que autos subam na calçada, caixa de equipamento de iluminação ou outro serviço público, duas motos e um poste!



Beira de calçada com lixeira, poste, caixa de serviço público e uma árvore, tudo em sequência!
                                         Rampa meio destruída.



                      
                                     Calçada do Jardim Botânico - Av. Santa Fé - obstáculos todos juntos.
Caixa de serviço público, grade de ventilação do metrô, tampa de bueiro quadrada, tampa de bueiro redonda, canteiro com árvore, banco de cimento, outro poste e mais outro poste menor. Tudo isso num trecho de uns 6 metros!


                                        Edifícios antigos adaptam rampas nas entradas. Entrada de edifícios resindencias originalmente com degraus,  uma parte dos degraus foi convertida em rampa.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA - Aro Magnético - Na Argentina

DESCOBRI ALGUMAS COISAS QUE ME AJUDAM A ENFRENTAR MELHOR A PERDA AUDITIVA NA ARGENTINA, DESDE 1994. JÁ FAZ UM TEMPINHO NÉ?

PRIMEIRO FOI O DESPERTADOR VIBRATÓRIO, NUM TEMPO EM QUE NÃO HAVIA NADA DISSO NO BRASIL, DEPOIS A CAMPAINHA AMPLIFICADORA DE TELEFONE, DEPOIS O AMPLIFICADOR DE TELEFONE, E A CAPINHA PROTETORA PARA APARELHOS AUDITIVOS RETROAURICULARES QUE NO VERÃO QUENTE BRASILEIRO FAZ A DIFERENÇA.
DEPOIS QUE PASSEI A USAR ESSES PROTETORES DE LATEX NUNCA MAIS TIVE O APARELHO AUDITIVO ESTRAGADO PELA OXIDAÇÃO CAUSADA POR UMIDADE E SUOR. IMAGINEM A ECONOMIA!
FICO PENSANDO PORQUE AS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE TRABALHAM COM  APARELHOS AUDITIVOS NÃO COLOCAM NO MERCADO ESSAS FACILIDADES QUE ENCONTRO NA ARGENTINA.

IMAGINO QUE AS CAPINHAS DE LÁTEX PROLONGAM A VIDA DOS APARELHOS AUDITIVOS E REDUZEM OS REPAROS POR OXIDAÇÃO, NÃO INTERESSAM A QUEM LUCRA COM OS CONSERTOS CARÍSSIMOS E COM A REPOSIÇÃO DE APARELHOS AUDITIVOS QUE ESTRAGAM LOGO.
QUANTO AO ARO MAGNÉTICO, POR SER EQUIPAMENTO RELATIVAMENTE BARATO E DE USO COLETIVO NÃO É TÃO INTERESSANTE QUANTO VENDER AMPLIFICADORES DE FM
CAROS E DE USO INDIVIDUAL.

http://www.mah.org.ar/

 Campañas


Programa "Sin Barreras"


En 1998, la Comisión Directiva de la MAH impulsó el Programa Sin Barreras con el objetivo de acercar a las personas hipoacúsicas al arte y la cultura. Para implementar esta idea, la Mutualidad adquirió la tecnología conocida como Sistema de Amplificación de Aro Magnético, la cual permite una transmisión directa del sonido al audífono sin los efectos adversos de la distancia, la reverberación o el ruido de fondo. Asimismo, desarrolló un cronograma de donaciones anuales a espacios de cultura en todo el país.


La primera donación de Aro Magnético, se llevó a cabo en agosto de 1998 al Teatro Maipo de la Ciudad de Bueno Aires. En esa oportunidad, se cumplían 100 funciones del espectáculo “Pinti canta las cuarenta y el Maipo cumple 90” representado por el actor Enrique Pinti.


¿Qué es un aro magnético y cómo funciona?
El sistema de aro magnético es un amplificador adaptado para entregar su señal de salida a un cable que se instala rodeando el perímetro de una sala. Como resultado se produce en la superficie un campo magnético que es recogido por la bobina telefónica de un audífono o un implante coclear , cuando éste es colocado en la posición T.


El uso de este tipo de amplificador permite una transmisión directa del sonido sin los efectos adversos de la distancia, la reverberación o el ruido de fondo. Ver detalle de espacios equipados con aro mágnético donados por la MAH.

http://www.mah.org.ar/pdfs/informah/Informah_2011-03.pdf



Proyecto conjunto entre la Comisión para la Plena


Participación e Inclusión de las Personas con Discapacidad


(COPIDIS) y la Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos.


Como hemos alertado en otras oportunidades, a diario
la comunidad hipoacúsica se encuentra con muchas barreras
para el acceso a la cultura, en particular, con aquellas expresiones
relacionadas con las artes audiovisuales. En la mayoría de
los casos, las salas de cine y teatros no contemplan esta
situación.
Sin embargo, existe cierta tecnología denominada
Amplificador de Aro Magnético que entrega su señal de salida a
un cable que se instala rodeando el perímetro de una sala. Como
resultado, produce en la superficie un campo magnético que
copia exactamente a la señal audible. Este campo magnético es
recogido por la bobina telefónica de un audífono o un implante
coclear, cuando éste es colocado en la posición T, sin agregar
accesorio extra alguno. El uso de este tipo de sistemas permite
una transmisión directa del sonido al audífono sin los efectos
adversos de la distancia, la reverberación o el ruido de fondo.
En conjunto, la MAH y COPIDIS han desarrollado un
programa de equipamiento de Sistemas de Aro Magnético en
salas de cine, teatros, museos y centros culturales dependientes
del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, que aún no
tengan incorporada esta tecnología. Para ambas instituciones,
el acercamiento de las personas hipoacúsicas al arte y la cultura
es premisa fundamental para una verdadera integración social.

14.08.2005

Clarín.com
FUNCIONA EN LA SALA MARTIN CORONADO
Sistema para hipoacúsicos en el San Martín
Patricio Downes.
Nosotros nos capacitamos para oír y muchas veces nos cuesta trabajo ser escuchados", afirmó emocionada Miriam Migailoff, una asistente social de 47 años a la que un sarampión dejó sorda a los dos años de edad. Pero el jueves, en el Teatro San Martín, no se perdió palabra de la obra de Bertolt Brecht, "La resistible ascensión de Arturo Ui", protagonizada por Fabián Vena y Roberto Carnaghi.
De ahora en más, los hipoacúsicos podrán disfrutar las piezas que se representen en la Sala Martín Coronado gracias a la instalación de un aro magnético. Se trata de un sistema que permite la transmisión directa al audífono de la persona con sordera, sin los efectos adversos de la distancia, como el rebote de sonidos o el ruido de fondo. Está diseñado para gente con discapacidad auditiva que posea audífono con bobina telefónica. Un amplificador y un cable —que rodea un sector o toda la sala— crean un campo magnético donde llega el sonido que es captado por el audífono de la persona hipoacúsica.
Y la frase inicial de Miriam tiene su explicación porque el Teatro San Martín aceptó la donación del sistema por parte de la Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos, gesto que no siempre ha tenido la misma respuesta. "Por ejemplo, en el Teatro Avenida nos dijeron que no porque consideraron antiestético el amplificador; y el Colón tardó más de una década en aceptarlo", dijo a Clarín Héctor Pantusa, presidente de la Mutualidad.
"Fue maravilloso; la voz me llegó al audífono directamente desde el actor, sin interferencia ambiental, ni reverberancia", le contó Francisco Caimi, un arquitecto de 43 años que ama el teatro. Para explicar mejor qué pasa cuando un sonido reverbera, señaló que "en una confitería donde todos hablan, me cuesta seguir una conversación, porque las voces rebotan en las placas de yeso y celulosa como el Durlock".
Y a partir de la alegoría de Brecht sobre el ascenso de Hitler al poder y la universalidad de la corrupción, las dictaduras y el terrorismo estatal, Miriam y Francisco recordaron que esas lacras también vedaron el acceso de los discapacitados a la cultura. "Con esta tecnología, sentimos que nos tienen en cuenta y mejora nuestra calidad de vida", dijeron.
"El sistema no es costoso ni exige mantenimiento caro. A mí me gusta el teatro y salgo con bronca cuando no logro oír. Hoy estoy feliz y espero que se sumen más salas", señaló el Héctor Pantuso, titular de la MAH.
Actualmente funciona en más de una docena de todo el país.
http://www.clarin.com/diario/2005/08/14/sociedad/s-04505.htm

Espacios equipados con aro magnético donados por la MAH


En la Ciudad de Buenos Aires

Teatro Maipo
Esmeralda 449, Tel. 4394-5521


Consejo Argentino de Relaciones Internacionales (CARI)
Uruguay 1037 1º piso, Tel. 4811-0072


Sala Pablo Picasso y Sala Pablo Neruda, Paseo La Plaza
Av. Corrientes 1660, Tel. 6320-5300

Planetario “Galileo Galilei” de la Ciudad de Bs. As.
Av. Sarmiento y Belisario Roldán, Tel. 4771-9393/6629


Teatro Colón
Libertad 621, Tel. 4378-7100/7344


Sala Martín Coronado, Complejo Teatral de Buenos Aires
Av. Corrientes 1530, Tel. 4374-9661


Cine Gaumont, Sala Nº 3
Av. Rivadavia 1635, Tel. 4371-3050


Teatro La Galera Encantada
Humboldt 1591, Tel. 4771-9295


Centro Cultural Fray Mocho
Perón 3644, Tel. 4865-9835


Parroquia de la Santísima Trinidad
Av. Cabildo 3680, Tel. 4702-8467

Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la UBA
Intendente Güiraldes 2160 - Pabellón III Ciudad Universitaria, Tel. 4789–6200


Círculo de Oficiales de Mar (COM), Salón Auditorium
Sarmiento 1867, Tel. 4372-3778/4941


Teatro Presidente Alvear, Complejo Teatral de Buenos Aires
Av. Corrientes 1659. Tel. 4373-4245


Teatro Carlos Carella (SEC)
Mitre 970, Tel. 4345-2774


Actor´s Studio Teatro
Díaz Vélez 3842, Tel. 4958-8268


Dirección General de Museos del Gobierno de la Cdad. de Bs. As.
Av. de los Italianos 856, Costanera Sur, Tel. 4516-0944/49


Congregación La Santa Unión
Pilar 1601, 2º "A", Tel. 4686-2205


CIAPAT
Sarmiento 1136, Tel. 4381-5518/8473/8397
--------------------------------------------------------------------------------
En la Provincia de Buenos Aires


Escuela de Educación Especial Nº 513 (La Matanza)
Charrúa 3251, Tel. 4466-2161


Parque Temático Temaikén – Cine 360º (Escobar)
Ruta 25 Km. 1.Tel. (03488) 43-6900


Escuela de Educación Especial Nº 503 (Lanús)
Tututi 3487, Tel. 4209-6687


Teatro Auditorium (Mar del Plata)
Bv. Marítimo 2280, Tel. (0223) 493-6001


Cine-Teatro Municipal Balcarce
Calle 16 Nº 690, Tel. (02266) 42-5223


Teatro Municipal de Bahía Blanca
Alsina 425, Tel. (0291) 456 3973

Teatro Coliseo Podestá (La Plata)
Calle 10 Nº 733 e/46 y 47, Tel. (0221) 424-8457


Teatro Argentino (La Plata)
Av. 51 entre 9 y 10, Tel (0221) 42-91732


Centro Cultural Dardo Rocha (La Plata)
Calle 50 entre 6 y 7 - 1º piso, Tel. (0221) 425-2101


Teatro del Viejo Concejo (San Isidro)
9 de Julio Nº 512, Tel. 4512-3215


Escuela de Educación Especial Nº 501 (Marcos Paz)
Dr. Marcos Paz 2194, Tel. 0220-477-5909


Club Jorge Newbery (Lincoln) Av. Massey 839, Tel. 02355- 421-928

MD
Una Mirada Distinta Centro Municipal para la Inclusión de las Personas con Discapacidad
Av. Centenario 1891, PB, Béccar 4512-3158/9


Teatro Municipal "Abel Santa Cruz" (Miramar)
Av. 9 n°1250, (02291) 42-0901


--------------------------------------------------------------------------------
En el interior del país


Teatro del Libertador Gral. San Martín (Córdoba)
Vélez Sarfield 355, Tel. (0351) 433-2323


Teatro Independencia (Mendoza)
Chile 1184, Tel. (0261) 425-4589


Universidad del Aconcagua (Mendoza)
Catamarca 147, Tel. (0261) 5201-6000


Teatro Municipal 1º de Mayo (Santa Fe)
San Martín 2020, Tel. (0342) 457-1883


Escuela de Educación Especial José A. Terry (San Juan)
Mariano Moreno y Remberto Baca, Tel. (0264) 421-5968

Biblioteca Sarmiento (Río Negro)
Mitre 10, (San Carlos de Bariloche) Tel. (02944) 42-2674


Cine Santa Cecilia, Bell Ville (Córdoba)
Córdoba 430, Tel. (03534) 42-5371


Cine -Teatro Gral. Pico (La Pampa)
Calle 17 Nº 957 entre 18 y 20, Tel. (02302) 42-1794


Complejo Cultural Guido Miranda (Chaco)
164, (Resistencia) Tel. (03722) 42-5421/5442


Museo de Arte Eduardo Minnicelli (Santa Cruz)
Maipú 13, (Río Gallegos) Tel. (02966) 43-6323


Escuela Especial Arturo Illia, (Córdoba)
General Paz 168 (Cruz del Eje) Tel. (03549)-42-6768


Escuela Especial Nº 525 (Rawson, Chubut)
Pje. Carlos Gardel y Avda. Murga, Tel. 02965- 485433


Escuela Especial Nº 516 (Pto. Madryn, Chubut)
José Podestá 168, Tel. 02965- 453467


Escuela Especial Nº 517 (Cdro. Rivadavia, Chubut)
Saavedra 250, Tel. (2600) 23700


Teatro Provincial (Salta)
Zuviría 70, Tel. (387) 422-4515/432-0405


Teatro La Comedia (Rosario)
Mitre y Ctda. RicardoneTel. (0341) 480-2597/480-2991


Centro Cultural Tanti (Córdoba)
Belgrano 142, (Tanti) Tel. (03541) 498170


Centro Cultural Eugenio Virla (San Miguel de Tucumán)
25 de Mayo 265, Tel. (381) 4311430/4221692


Teatro 3 de Febrero (Entre Ríos)
25 de Junio Nº 60, (Paraná) Tel. (0343) 4201657


Teatro Español (La Pampa)
Hilario Lagos 44, Santa Rosa Tel. (02954) 45-5092

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Notícias sobre surdez, aparelhos, pesquisas, etc

viernes, 1 de abril, 2011 16:07:20Su boletín mensual de Hear-it 01.04.2011


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Los audífonos te dan libertad
Valeria Caputto es una joven de 30 años de Uruguay. Estudia y trabaja para tener un futuro mejor. Sin embargo, no siempre ha sido fácil...
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Investigadores de Nueva Zelanda han descubierto un nuevo fármaco que puede restablecer la audición, tras realizar un estudio...
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Múltiples ventajas de usar audífonos
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Los usuarios de audífonos consideran que las prótesis auditivas tienen un impacto positivo y...
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Dos genes, dos clases de proteínas y dos tipos de pérdida de audición
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Claves para alargar la vida de las pilas
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Buena alimentación, buena audición
Todavía no se ha encontrado una cura para la pérdida de audición, hasta el punto de poder prevenir o recuperar la capacidad auditiva. Nuestra audición se...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7208

domingo, 3 de abril de 2011

SEMINÁRIO - AUDIÇÃO X LINGUAGEM - CEAL NA REATECH 2011 Local – X FEIRA REATECH - FEIRA DE INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Centro de Exposições Imigrantes Rodovia dos Imigrantes – 1,5 Km . São Paulo/SP DATA – 17 de ABRIL 2011 HORÁRIO – 10h ÀS 17h
Abertura 10h


Temas: • A tecnologia do Implante Coclear e seus benefícios para o Deficiente Auditivo. • Necessidade de melhor articulação Saúde/Educação/Evidências Científicas Atuais • Parceria com o CEAL-LP. Dra. Maria Cecília Bevilacqua Dr. Orozimbo Costa 11h30


Tema: • A Instituição CEAL-LP e sua Trajetória. Inês Serra - Assistente Social 12h30


Tema: • O acesso ao CEAL-LP como Centro de Alta Complexidade. Sandra Cavechia - Fonoaudióloga 14h


Tema: • Audição: Primeira via para o desenvolvimento da Linguagem Oral. Angela Alves - Fonoaudióloga Ms 15h


Tema: • O desafio da Inclusão: Instituição-Família-Escola-Sociedade Denise Souza de Lima – Pedagoga 16h


Tema: • Vivendo com a Surdez: Minhas conquistas no mundo da Audição e da Linguagem Oral. Marcos Bandeira


UMA REALIZAÇÃO EM PARCERIA – CEAL x INIS SGAN 909/B - CEP 70790-090 - BRASÍLIA-DF - CAIXA POSTAL 6172 - CEP 70749-970 FONE: (61) 33499944 - FAX: (61) 33471307


E-MAIL: secretaria@ceallp.org.br / centroaudiologico@ceallp.org.br CLARICE KAMMER Conselheira e Coordenadora da Pasta de Educação - CMPD/SP Diretora do INIS - Instituto Nacional de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Geógrafa - 11 - 7047 5487


"A FORÇA NÃO VEM DA CAPACIDADE FÍSICA, ELA VEM DE UMA VONTADE INCONTROLÁVEL." (Mahatma Gandhi)

Reatech 2011

Vem aí um dos principais eventos relacionado às pessoas com deficiência
De 14 a 17 de abril São Paulo será palco de mais um grande evento relacionado às pessoas com deficiência: a 10 ª. Reatech- Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, feira que mreúne num único lugar um imenso número de soluções para pessoas com deficiência, para que estas possam levar suas vidas com o mínimo de barreiras possível.
Estarão presentes: agências de emprego, distribuidores de produtos, equipamentos adaptados, esportes adaptados, agências de turismo, produtos de cuidado com a saúde além de entidades e organizações públicas e privadas oferecendo seus produtos e serviços aos profissionais do setor.
A 10ª. Reatech também contará com uma ampla programação paralela de shows, seminários e workshops. E apresentará os melhores e mais inovadores lançamentos de soluções para as pessoas com deficiência.
Reatech
Quando: de 14 e 17 de abril. Quinta e Sexta das 13:00hs às 21:00hs Sábado e Domingo das 10:00hs às 19:00hs
Local: Centro de Exposições Imigrantes. Rod. dos Imigrantes, km.1,5 - CEP: 04329-900 - São Paulo/SP. Brasil
Site oficial: http://www.reatech.tmp.br/
Telefone: (11) 5585-4355
Organizado por: Grupo CIPA
Visitação gratuita
Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara. Saída das Vans na Rua Nelson Fernandes, 400.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Equívocos de legisladores que desconhecem a diversidade das deficiências

Gente quando li o texto dessa proposta fiquei assustada, porque os legisladores resolvem DEFENDER OS DIREITOS DOS DEFICIENTES SEM SABER QUAIS SÃO ESSE DIREITOS E AS REAIS NECESSIDADES DOS DEFICIENTES:
http://zip.net/bbdTd

No caso do presente projeto mostra total desconhecimento da surdez em sua diversidade uma vez que supõe que todo surdo use a língua de sinais que êle chama de "linguagem" contrariando a nomenclatura correta.

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 122 de 2011 Autor: SENADOR - Antonio Carlos Valadares


Ementa: Altera a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, para instituir a obrigatoriedade da apresentação de obras cinematográficas adaptadas para pessoas com deficiência auditiva ou visual, com a utilização do recurso da audiodescrição e da legendagem em português em filmes nacionais.

Explicação da ementa: Clique para abrir / ocultar a explicação da ementaAltera a lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para instituir a obrigatoriedade de apresentação de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras com a utilização dos recursos de legendagem em língua portuguesa, para obras nacionais, e audiodescrição, para todas as obras, em pelo menos uma sala, durante todo o período de exibição da obra, nas cidades com população superior a cem mil habitantes; define ¿audiodescrição¿; estabelece que a legendagem em língua portuguesa em obras cinematográficas nacionais poderá ser substituída pela utilização da linguagem de sinais, para garantir o acesso das pessoas portadoras de deficiência auditiva ao conteúdo falado e audiodescrito.

Assunto: Social - Direitos humanos e minorias

Data de apresentação: 29/03/2011

Situação atual: Local: 06/04/2011 - Comissão de Educação



Situação: 06/04/2011 - AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR

Indexação da matéria: Clique para ver/ocultar a indexação da matériaIndexação: PROJETO DE LEI, SENADO, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, ACESSO, PESSOA DEFICIENTE, ACRÉSCIMO, DISPOSITIVOS, OBRIGATORIEDADE, APRESENTAÇÃO, OBRAS, PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA, ADAPTAÇÃO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, LEGENDA, LÍNGUA PORTUGUESA, OBRA ARTÍSTICA, DESCRIÇÃO, PERÍODO, EXIBIÇÃO, CIDADE, POPULAÇÃO, SUPERIORIDADE, HABITANTE, INTEGRAÇÃO, AUDIOVISUAL, VISÃO, INFORMAÇÃO, ADIÇÃO, RELEVÂNCIA, POSSIBILIDADE, ENTENDIMENTO, SUBSTITUIÇÃO, LINGUAGEM, SINALIZAÇÃO.


PROJETO DE LEI DO SENADO Nº , DE 2011
Altera a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, para instituir a obrigatoriedade da apresentação de obras cinematográficas adaptadas para pessoas com deficiência auditiva ou visual com a utilização do recurso da audiodescrição e da legendagem em português em filmes
nacionais.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, passa a
vigorar acrescida do seguinte art. 17-A:
“Art. 17-A. Fica instituída a obrigatoriedade da apresentação
de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras com a utilização
dos recursos de legendagem em língua portuguesa, para obras
nacionais, e audiodescrição, para todas as obras, em pelo menos
uma sala, durante todo o período de exibição da obra, nas cidades
com população superior a cem mil habitantes.
§ 1º Para os fins desta Lei, entende-se como audiodescrição a
narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra
audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e
quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para
possibilitar a melhor compreensão desta por pessoas com
deficiência visual e intelectual.
§ 2º A legendagem em língua portuguesa em obras
cinematográficas nacionais poderá ser substituída pela utilização da linguagem(sic) de sinais, para garantir o acesso das pessoas portadoras(sic) de deficiência auditiva ao conteúdo falado e audiodescrito.”
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Para escrever ao Senador Antonio Carlos Valladares:
antval@senado.gov.br
Eu já escrevi e mandei cópia desta postagem.

Sexta-feira, 1 de Abril de 2011 22:18:42Sobre legendas para deficientes auditivos - nem todos usam língua de sinais

Para: Senador Antonio Carlos Valadares
Cc: comissaosulp@yahoogrupos.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
Peço por gentileza que o senhor leia o texto do link abaixo, que explica a necessidade de surdos e deficientes auditivos terem filmes e tv com legendas em português. A grande maioria dos deficientes auditivos não usa a língua de sinais que o senhor deseja colocar no texto legal substituindo a legenda em português.
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/equivocos-de-legisladores-que.html

Nossa posição sobre a necessidade de legendas no cinema, tv e teatro:
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2009/01/sobre-tv-e-cinema-nacional-legendados_23.html