terça-feira, 1 de setembro de 2009

CAMPANHA MOVIMENTO PELO RESPEITO

CONCORDAMOS PLENAMENTE COM O OBJETIVO DA CAMPANHA MAS COMO SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA GOSTARÍAMOS DE SER RESPEITADOS COM A INCLUSÃO DA LEGENDA EM PORTUGUÊS, PORQUE NEM TODO SURDO OU DEFICIENTE AUDITIVO USA A LÍNGUA DE SINAIS.
Este texto foi enviado à Avape e aguardamos uma resposta que será publicada neste espaço.

http://www.youtube.com/watch?v=K_W1vVupZOY

São Paulo, 20 de agosto de 2009 – Com 27 anos de atuação na capacitação e inclusão de pessoas com deficiência, a AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) lança a campanha "Movimento pelo Respeito", com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade a uma mudança de comportamento no tratamento de pessoas com deficiência.

Segundo a presidente da AVAPE, Sylvia Cury, a campanha visa estimular a sociedade a ter respeito pela pessoa com deficiência. “Com este movimento queremos deixar evidente que todos nós temos deficiências, e que em algumas pessoas elas são mais visíveis que em outras. A principal mensagem que queremos passar é que a falta de respeito é uma deficiência grave”, explica.

Com o ‘Movimento AVAPE pelo Respeito’, a Organização quer gerar visibilidade à causa, conseguindo a aceitação da sociedade e obtendo mais adeptos por meio da prática da cidadania, mudança de comportamento por meio da sensibilização, conscientização e respeito.

“Nossa ideia é que as pessoas tomem consciência de suas atitudes e diminuam os atos de desrespeito com as pessoas com deficiência, pois hoje é muito comum nos depararmos, por exemplo, com a utilização incorreta das vagas de estacionamento destinadas aos deficientes e também o desrespeito com as rampas de acesso”, enfatiza Sylvia.

Vídeo
O filme da campanha mostra um carro estacionado numa rua comercial e, atrás deste veículo, uma cadeirante tentando subir numa calçada. Apesar da extrema dificuldade, depois de algumas tentativas ela consegue e continua o seu trajeto. Um homem aparece caminhando em direção ao carro. Ele é o motorista do veículo estacionado. Quando o carro sai da vaga é possível ver uma rampa de acesso, que por conta do estacionamento irregular do veículo, bloqueou a passagem da cadeirante.

Acessibilidade
Para a divulgação da Campanha, foram previstos recursos de acessibilidade como: LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva, e audiodescrição, ferramenta utilizada para pessoas com deficiência visual, que ao apertar a tecla Sap da TV, narra as cenas para que estas pessoas possam acompanhar o filme.


-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Infelizmente a versão divulgada não tem legendas em português deixando assim de facilitar a compreensão dos surdos e deficientes auditivos que não se comunicam usando a língua brasileira de sinais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO