Muitas empresas públicas e privadas mantém o 0800 para reclamações, informações, pedido e cancelamento de serviços, emergências etc. e nem todo surdo aparelhado e implantado pode usar o telefone.
Não é meu caso, desde que fiquei surda e uso aparelhos auditivos tenho em casa telefones especiais, que amplificam a voz no fone, amplificam a campainha, têm viva voz.etc. Junto com aparelhos auditivos potentes consigo me comunicar relativamente bem.
Para os que como eu conseguem usar esse tipo de telefone basta colocar no Google "telefone amplificado" ou "telefone para surdos" e vão encontrar uma série de modelos. Recomendo que localizem modelos, anotem marcas e características e procurem também em sites estrangeiros, porque a diferença de preços é muito grande. E procurem também em lojas de equipamentos de telefonia; em São Paulo na região da Rua Santa Ifigênia, Rua dos Andradas tem lojas de telefonia. As lojas especializadas em aparelhos auditivos também costumam oferecer esses telefones mas geralmente a preços mais altos. Pesquise e pesquise antes de gastar seu rico dinheirinho.
Sobre os recursos do celular pouco tenho a dizer porque nunca usei mas tenho ouvido falar de equipamentos que transmitem o som ao aparelho auditivo ou implante. Se descobrir o que são e como funcionam prometo colocar aqui.
ATENÇÃO - APENAS INDICAMOS SITES não são anunciantes, são endereços citados em reportagens, ao utilizar qualquer serviço convém se informar sobre a empresa no Procon.
Reportagem sobre o assunto:
http://www2.valoronline.com.br/empresas/2629196/web-vira-alternativa-na-hora-de-marcar-consulta
Equipamentos para celular, indicação de um leitor anônimo:
http://www.tecear.com/TLink.htm
PARA TODOS OS CASOS COMUNICAÇÃO ESCRITA É A SOLUÇÃO.
Existe também um tal de telefone de teclado, para comunicação intermediada, mas para isso a pessoa teria que ter em casa um telefone fixo com teclado, que não é barato, e a empresa ou serviço público também tem que ter o mesmo modelo...ai que complicado!
E existindo o celular que acompanha a pessoa fica sem sentido ter um telefone desses em casa. O equipamento público que existe no Metrô Santa Cruz em São Paulo está num canto escuro e nunca vi ninguém usar. As instruções estão meio apagadas não sei se por vandalismo ou falta de limpeza e são em letra pequena. Nem cheguei a testar.
O que sei é que mensagens SMS são muito utilizadas pelas pessoas surdas, além de mensagens via e-mail e chat on line.
Difícil é convencer as empresas públicas e privadas, os serviços de emergência como ambulância, polícia e bombeiros que existem pessoas com dificuldades de audição e também pessoas com dificuldades na fala que precisam de atendimento por escrito.
Hoje em dia muitas pessoas com deficiência prezam a autonomia, trabalham, estudam, muitas moram sozinhas...não tem sentido pedir que outros se passem pela gente ao fazer uma chamada telefônica, se existem meios técnicos que nos permitem resolver problemas à distância: desde pedir uma pizza até chamar os bombeiros.
SOLUÇÕES EXISTEM E AQUI VÃO ALGUNS EXEMPLOS:
POUCOS EXEMPLOS MAS ESPERO QUE A LISTA CRESÇA, COM A COLABORAÇÃO DOS LEITORES E DAS EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
POLÍCIA E BOMBEIROS
Em São Paulo conforme a informação abaixo transcrita já existe atendimento via SMS para emergências, mas infelizmente a pessoa surda deve estar vinculada a alguma associação ou entidade de surdos que fará o cadastro para habilitar esse tipo de atendimento.
O Sistema de Atendimento de Emergência via SMS, tanto para o 190 – PM como para o 193 Corpo de Bombeiros já se encontra ativo de forma pioneira no Brasil.
Por meio de mensagens de texto, o usuário entra em contato com o serviço de Emergência em todo o Estado de São Paulo.
Para acessar o serviço, basta cadastrar-se na PM.
Por se tratar de um projeto com inúmeros impactos em processos e base tecnológica, está sendo implantado por fases.
Na primeira fase, terão acesso pessoas vinculadas a Associações e estas fornecerão o cadastro à PM.
Quando a última fase estiver alcançada, não haverá a necessidade de cadastro.
Resposta minha:
Agradeço sua resposta e enfatizamos que somos muitos os surdos que não participamos de associações ou escolas especiais uma vez que muitos de nós perdemos a audição depois de alfabetizados, na vida adulta ou na terceira idade. Somos um grupo expressivo da população de pessoas surdas que necessitamos esse tipo de atendimento. Assim que o serviço estiver habilitado para todo cidadão surdo gostaríamos de ter informação para poder divulgar em nosso blog voltado aos surdos que usam aparelhos auditivos e implantes cocleares.
Vamos esperar essa última fase em que não haverá necessidade de cadastro...mas para quando?
Sugiro que os amigos surdos de São Paulo entrem no site da PM e peçam urgência na implantação do atendimento via SMS para todos os surdos e pessoas com problemas de voz.
Pedir comida
Os sites foram indicados em matéria da revista Época São Paulo Maio 2012 não testei nenhum, mas vale a indicação para entrar nos sites e saber que serviços são oferecidos.
comernaweb.com.br
restorando.com.br
smarttable.com.br
zuppa.com.br
Espero com a ajuda dos leitores rechear esta postagem de sites que ofereçam serviços aos surdos e às pessoas com problemas de voz. Por favor deixem as dicas nos comentários.
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS - SÃO PAULO SP
O SITE DO HOSPITAL TEM A OPÇÃO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS PELA INTERNET
Confira:
http://www.hospitaledmundovasconcelos.com.br/conteudo/home/default.aspx
Outro site para procurar médicos e marcar consultas pela internet:
www.go2doc.com.br
7 comentários:
Os aparentementes mais acessíveis ($$) são os do link http://www.tecear.com/TLink.htm
Não os usei. Estou esperando meus AASI para poder comprar (não os achei no Brasil). Conforme comentam na net, funciona. Por indução magnética. Seus AASI seriam então, como fones de ouvido.
Continuação >> Há varias opções para uso do celular. A mais simples é a de cima. Há os Neck loop (sem fios) que transmitem o som do celular diretamente para o AASI. Vejam vários modelos aqui >>http://www.connevans.co.uk/store/viewCategory.do;jsessionid=ECC3B5B39FE7426E56D423D296C5D8B2?id=1006466
Quem se interessar lembre de preferirem as do tipo Bluetooth. Alguns modelos são encontrados por AQUI.
Creio que o funcionamento é simples e MUITO útil. Vc usando o Tlink (cabos), conectaria os fios no celular e pronto. A som é transmitido por indução magnética (encostado no AASI) Sem tirar do bolso, vc atende e fala. Tem o microfone no fio. Vai parecer que é um louco falando sózinho. Mas as mãos ficam livres. Ninguém vê o celular, nem os larápios.
O AASI para ambos os casos tem de ter a chave T para funcionar.
Vc se confundiu com o sms da PM. Aquilo que a PM vai disponibilizar é claramente para quem usa o CELULAR. Sei lá, vc deve ter imaginado que seria para o computador. Na hora do aperto até ligar o pc, o ladrão já levou tudo. Vc também não entendeu o pq do cadastramento. É para maior rapidez do atendimento. Com o SEU n° cadastrado, aparecerá instataneamente o seu endereço, nome e etc. Já pensou vc ter de escrever seu endereço na hora do aperto? COMECE A USAR O CELULAR!!. Use então os torpedos. São a salvação da patria. Vc omitiu equipamentos para a TV e cia. Se quiser depois posto mais links interessantes.
Não confundi nada sobre o SMS da PM tanto que reproduzo exatamente o que me foi enviado pela própria PM.
Embora eu não necessite usar celular passo a informação para quem precisa e usa celular. O atendimento da PM de São Paulo é via SMS para quem esteja inscrito em alguma associação de surdos e o que eu peço é que o cadastramento seja para qualquer surdo, mesmo que não seja de nenhuma associação.
Quanto a equipamentos para tv, etc, eu não omiti. Esta postagem trata dos equipamentos e recursos para comunicação à distância, o que não é o caso da TV.
Realmente é importante divulgar essas informações para que a pessoa com deficiência auditiva possa viver da forma mais independente possível.
Ola ! Sou diretor do portal www.ComerNaWeb.com.br e gostaria de dizer que fiquei bastante satisfeito em ser listado aqui no blog. Acredito que os portais de comida promovem uma nova abertura para justamente quem necessita e nao pode usar o telefone, seja por uma dificuldade momentanea ou realmente uma necessidade. Estamos a disposicao da sociedade e gostariamos muito de poder promover este formato junto a parte da sociedade que necessita. At, Marcio.
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO