4º ENCONTRO NACIONAL DE PORTADORES DE PRÓTESES E IMPLANTES AUDITIVOS - PORTUGAL

httpMM://imisal.wordpress.com/2011/06/23/4%C2%BA-encontro-nacional-de-portadores-de-proteses-e-implantes-auditivos/


Hora
sábado, 16 de julho · 10:00 - 13:00

Localização
Jardim do Estádio e do Parque Infantil - Tomar



ParaImplante Coclear - Portugal

Mais informações
- Organização do evento: Fórum Implante Coclear em Portugal
- Patrocínio oficial: OUVIR - Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos

Informação Adicional:
O ponto de encontro para o evento, será às 10 horas, na Várzea Grande, junto à central dos autocarros e estação da CP, ou quem vier de carro, poderá estacionar a sua viatura junta ao jardim e comparecer à mesma hora.

Sejam Bem-vindos!!!

mais informações :http://www.ouvir.pt/ ou  http://www.facebook.com/event.php?eid=170706249658669

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Theatro Municipal de São Paulo - como está a acessibilidade para os surdos usuários de próteses e implantes auditivos?

Acabo de mandar a mensagem abaixo para a Secretaria de Cultura de São Paulo e para o Teatro Municipal
teatromunicipal@prefeitura.sp.gov.br




Gostaria de saber quais os ítens de acessibilidade para pessoas surdas poderem acompanhar eventos musicais e teatrais no Theatro Municipal.
Me refiro a equipamento usado no Teatro Colon e outros da Argentina chamado "aro magnético" ou "hearing loop" que permite que o usuário de aparelhos auditivos ou implantes possa ouvir diretamente no seu aparelho auditivo sem interferências.
Eu e vários usuários de implantes e aparelhos auditivos esperamos uma resposta. Obrigada


Pelas fotos a reforma do teatro foi um sucesso, está bonito e renovado.
Mas o que foi feito em termos de acessibilidade?
Para não querer falar de tudo e acabar não dizendo nada eu proponho que os surdos usuários de próteses e implantes perguntem às autoridades que recursos  teremos à disposição para poder participar da vida cultural desta cidade, num espaço tão nobre e público.
E que pessoas com problemas de mobilidade e de visão, e outros grupos de pessoas com deficiência também se dirijam às autoridades da Cidade de São Paulo perguntando e pedindo a implantação dos recursos para acessibilidade.
http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/

terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontro Carioca de Implante Coclear - 20/08/2011

Encontro Carioca de Implante Coclear dia 20/08
Olá Amigos!


Gostaríamos de convidar todos vocês para o Encontro Carioca de Implante Coclear que será realizado no dia 20 de agosto a partir das 12hs no restaurante Conde Gourmet na Rua Conde de Bonfim 94 (tel: 21 3442-0266) Tijuca, no salão do segundo andar. Pedimos que chegem cedo para que possamos passar mais tempo juntos, pois o salão está reservado só até as 17hs.

O preço do buffet é R$42,90 por quilo, com comandas individuais.

http://www.condegourmet.com.br/

Teremos um cantinho especial para as crianças!!!

O restaurante é de fácil acesso. Quem for de metrô deve saltar na estação São Francisco Xavier e caminhar pela Rua Alzira Brandão.

Lembrando que temos um limite de 120 pessoas, então aguardamos todos vocês!!!! 


mais informação:
fic_encontrocarioca@yahoo.com.br



Atenciosamente,

Clara Lita
Gil Muner
Marcos Antonio
Marcus Felipe
Mônica Campello
Patrícia Escobar
http://br.groups.yahoo.com/group/implantecoclear/

domingo, 19 de junho de 2011

Chegamos a 150 assinaturas !!!!!!!

COMEMORAMOS 150  PRECIOSAS ASSINATURAS EM NOSSO DOCUMENTO.
AGRADECEMOS A TODOS!
JÁ COMEÇAMOS A ENVIAR A AUTORIDADES E COMISSÕES QUE TRATAM DE QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
MAS MANTEMOS O DOCUMENTO ABERTO PARA NOVAS ADESÕES PORQUE ESTAMOS APENAS COMEÇANDO!
POR FAVOR LEIA, ASSINE E DIVULGUE!


http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/3657

DISQUE DIREITOS HUMANOS DISQUE 100 PARA DENUNCIAR VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

 DISQUE DIREITOS HUMANOS 
 SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


 em TODO BRASIL - DISQUE 100 e ouça as opções para os diferentes casos de violação de direitos:
Marque 
 1 - DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 2 -DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE IDOSOS
 3 - DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
 4 - DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE LÉSBICAS, GAYS, TRANSSEXUAIS, ETC.
 5 - DENUNCIA SOBRE ASSUNTO REF. A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA


AGRADECEMOS A MARTA A. GIL PELA INFORMAÇÃO (VIA GRUPO ACESSIBILIDADE)

sábado, 18 de junho de 2011

Uma reflexão sobre acessibilidade -

"Adianta adicionar a Língua Brasileira de Sinais a um vídeo, se não houver legendas para deficientes auditivos que não dominam LIBRAS?"


"O certo é que não basta incluir janela de LIBRAS nos vídeos na web ou na televisão, é preciso considerar que há surdos que não usam essa língua. Acima de tudo, é preciso incluir todos os surdos dentro da cultura surda. Da mesma forma que homens, mulheres, crianças, amarelos, negros, brancos, ricos e pobres e outras tantas diferenças, juntas, formam a sociedade. Não basta incluir a audiodescrição no cinema, na televisão, no teatro, é preciso incluir a ideia de que isso não é favor, não é despesa, não é investimento, isso é respeito às diferenças."


Leia o excelente texto:
http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/2011/06/uma-reflexao-sobre-acessibilidade-e.html
ou
http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=32113

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Acessibilidade na TV - MANUAL DA Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão e Televisão - Abert

A Abert disponibilizou em seu site um manual completo sobre as atuais normas de acessibilidade que devem ser cumpridas pelas emissoras de televisão. O documento, elaborado pela equipe técnica da entidade, tem o objetivo de orientar os profissionais que atuam nas geradoras e retransmissoras associadas.
O manual traz informações sobre os prazos estabelecidos para implantação dos recursos, a legislação vigente e uma lista com contatos dos principais prestadores de serviço na área.  O radiodifusor pode consultar ainda as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelecem diretrizes gerais para abreviaturas, sinais e efeitos sonoros, por exemplo.
De acordo com a legislação, as emissoras de TV devem utilizar quatro recursos de acessibilidade: Legenda Oculta (Close Caption), Dublagem, Libras e Audiodescrição. As normas para implantação desses recursos são reguladas pela Portaria de nº 310 de 2006, do Ministério das Comunicações, modificada pela Portaria 188/2010.
A regra estabelece cronogramas e prazos diferentes para veiculação de cada recurso. 
A exibição de legenda oculta e de dublagem passou a ser obrigatória em 2008. De acordo com cronograma, as emissoras devem acrescentar, a cada ano, duas horas de veiculação dos recursos até atingir, em 2017, o total de 24 horas da grade. Desde o dia 1º de junho deste ano, por exemplo, as emissoras devem veicular oito horas diárias.
Já a audiodescrição passa a ser obrigatória a partir de 1º de julho deste ano. Neste caso, a norma é obrigatória para as geradoras cedentes de programação (cabeças-de-rede) licenciadas para transmitir em tecnologia digital.
 Acesse aqui
  íntegra da  cartilha
Assessoria de Comunicação da Abert
http://abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/cartilha-acessibilida-abert.html

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conheça o site da Ouvir-Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos

A História começa, quando os problemas surgem… E foram precisamente com os problemas de audição que as pessoas se uniram sobre uma mesma causa, e houve necessidade de nos juntarmos, pelos diversos obstáculos que a deficiência auditiva pode causar. Muitos começaram por usar próteses auditivas, já uns tiveram de optar inicialmente pelo implante. Ainda existem aqueles, que precisaram partir para o implante, mesmo conseguindo ouvir com uma prótese auditiva.

No entanto, usar equipamentos de apoio à audição acarreta os seus custos, e não apenas com a aquisição, mas também, com a sua manutenção e compra de pilhas ou outros acessórios indispensáveis para obter o melhor rendimento e dar-se o melhor uso aos dispositivos. Foi exactamente pelo que se refere atrás, que um grupo de implantados, aparelhados, e mãe de implantada, incluindo ainda uma ou outra pessoa que mesmo ouvinte, quis participar no longo projecto que ia dar lugar.

Já anteriormente, houve tentativa de constituir uma associação de pessoas com problemas de audição, porém, nunca chegara a acontecer. Contudo, foi possível pela coragem e determinação de um grupo de pessoas que se disponibilizou a oferecer o seu apoio a pessoas com mesmos problemas, partiram para a aventura e conquista, na defesa de pessoas que portam a deficiência auditiva.

Começámos por registar o nome da associação, que se chamaria, OUVIR – Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos. Até que no dia 11 de Março de 2011, pela tarde, juntam-se para a escritura da associação. Foi então, que foi fundada a OUVIR, a associação tem este espaço onde podemos partilhar notícias, emoções, eventos, e outras tantas coisas, tal como informações de utilidade, que esperemos que sejam do agrado para muitos, e que possam servir de ajuda a muitas pessoas com problemas de audição, independentemente do equipamento de apoio auditivo que usem.
Por esse motivo, a OUVIR pretende dar grande apoio a um leque tão alargado de pessoas, em que o ponto de união é somente a dificuldade auditiva. É de coração aberto que partimos para este magnífico projecto.
É comunicando, ouvindo os outros, que se aprende e se cresce, ou que se enriquece!  
Bem hajam a Todos.
A Direcção da OUVIR

http://www.ouvir.pt/

Necessidades dos surdos que usam próteses, implantes, etc e se comunicam usando a Língua Portuguesa

SURDOS PORTADORES DE PRÓTESE/IMPLANTES - ASSUNTOS PENDENTES 


OS SURDOS USUÁRIOS DE PRÓTESES/IMPLANTES E QUE SE COMUNICAM EM LÍNGUA PORTUGUESA NECESSITAM E PEDEM QUE AS AUTORIDADES PROMOVAM E REGULAMENTEM ATRAVÉS DE LEGISLAÇÃO:

LEGENDAS EM PORTUGUÊS NA TV, CINEMA NACIONAL E OUTROS MEIOS AUDIOVISUAIS

AVISOS ESCRITOS QUE REPITAM INFORMAÇÃO DIVULGADA POR ALTO FALANTES - NOS MEIOS DE TRANSPORTE EM GERAL E ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE de trens, ônibus, barcos, aviões. 
Exemplo de inconveniente que se repete em aeroportos:
A falta de aviso escrito quando há mudança de última hora do portão de embarque pode causar a perda do voo ou conexão.

ALARMES,AVISOS E INFORMAÇÃO GERAL ESCRITA E AFIXADA EM LOCAL VISÍVEL EM TODOS OS LUGARES PÚBLICOS

EM TRIBUNAIS, ESCOLAS, ETC SISTEMA DE LEGENDAGEM POR ESTENOTIPIA REPRODUZINDO O QUE ESTÁ SENDO DITO NO MOMENTO.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO E OUTROS PARA PRÓTESES, APARELHOS AUDITIVOS, IMPLANTES, E SEUS COMPONENTES PARA MANUTENÇÃO E REPAROS.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO E OUTROS PARA EQUIPAMENTOS DE AJUDA TÉCNICA COMO TELEFONES AMPLIFICADOS, SISTEMAS DE FM, ALARMES, RELÓGIOS VIBRATÓRIOS, ETC.

IMPORTAÇÃO, DIVULGAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO POR INDUÇÃO MAGNÉTICA (HEARING LOOP) E LEGENDAGEM EM TELÃO PARA SALAS DE AULA, MUSEUS, CINEMAS, TEATROS E OUTROS LUGARES DE DIFUSÃO CULTURAL.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

IAD - Instituto de Acessibilidade para a Diversidade - missão principal: inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual.

O IAD – Instituto de Acessibilidade para a Diversidade é uma entidade sem fins lucrativos, instituída como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, de direito privado, de caráter civil, de duração indeterminada, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, regida por estatuto próprio, devidamente registrado no 8° Cartório de Registro Civil da Pessoa Jurídica, e pela legislação em vigor que lhe for aplicável.
O Instituto tem sua sede no município de São Paulo, estado de São Paulo, e fica situado na Rua Heitor de Souza Pinheiro, 35, 5° andar, Conjunto 504, Jardim Caboré, Cep 05750-230.
Foi criado em 31 de julho de 2009,  em Assembleia Geral, na qual teve aprovado o nome, o estatuto e a formação da sua diretoria.
É qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme publicado no D.O.U. n° 79, de 28 de abril de 2010 – Seção 1, pág. 205, de acordo com a Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999.
Assim sendo, o presente Projeto é consequência natural de suas atividades precípuas e está conforme com seus objetivos estatutários.

A missão

O IAD tem como missão principal a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando a esses cidadãos o acesso rápido e prático à informação, seja ela em tempo real ou não.
Saiba mais:


http://iad.org.br/index.html;%20charset=UTF-8


http://blogiad.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Notícias sobre audição e surdez

Nuevos artículos en 


http://www.spanish.hear-it.org/


La opinión del médico importa
El médico de familia y el otorrinolaringólogo tienen una gran influencia a la hora de que el paciente se decida a usar audífonos. 
Las recomendaciones...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7226

Una dieta baja en calorías podría retrasar la pérdida de audición por envejecimiento
Científicos de la Universidad de Wisconsin-Madison en EE.UU. han logrado retrasar la pérdida de audición por envejecimiento...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7232

Locales inaccesibles para discapacitados auditivos
La mayoría de las tiendas y locales del Reino Unido carecen de sistemas de bucle para las personas con pérdida de audición. Y en aquellos...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7235

Los adolescentes holandeses ponen en peligro su audición
Los hábitos de escucha superan los estándares de exposición a ruido en el trabajo.
Más de la mitad de los adolescentes holandeses,...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7237

Las células madre nasales pueden curar la pérdida de audición prematura
Se recupera la audición en ratones con células madre nasales.
Científicos australianos han sido capaces de restablecer la audición...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7241

La pérdida de audición muy extendida entre los mayores
Envejecer y ser del género masculino parecen ser factores que elevan la incidencia de la pérdida de audición.
Un estudio indica...
Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=7244