quinta-feira, 31 de março de 2016

BLOGS E PÁGINAS SOBRE SURDEZ, APARELHOS AUDITIVOS, IMPLANTES COCLEARES E OUTROS IMPLANTES AUDITIVOS

A ADAP reuniu aqui, para quem quiser mergulhar no universo da deficiência auditiva e da oralização, alguns blogs e páginas, além da nossa, que apresentam informações e relatos de experiências sobre a surdez, o uso de Aparelhos Auditivos e de Implante Coclear, com um breve depoimento dos próprios autores sobre a história de cada um dos blogs. Confira abaixo todos os links e suas descrições, em ordem alfabética.




http://adap.org.br/site/index.php/artigos/265-conheca-alguns-blogs-e-paginas-sobre-surdez-aparelhos-auditivos-e-implante-coclear

quinta-feira, 17 de março de 2016

CRIANÇAS SURDAS COM PRÓTESES E IMPLANTES COCLEARES ATIVIDADES ESCOLARES

RECOMENDO QUE PARTICIPEM DO GRUPO DO FACEBOOK VOLTADO PARA ATIVIDADES ESCOLARES, ALFABETIZAÇÃO E INCENTIVO À FALA COMPOSTO POR PAIS DESSAS CRIANÇAS.

INFELIZMENTE MUITAS ESCOLAS NÃO CONHECEM O IMPLANTE COCLEAR E AS PRÓTESES AUDITIVAS E ACHAM QUE TODO SURDO SE COMUNICA USANDO LÍNGUA DE SINAIS.

É UMA PROBLEMA SÉRIO IMPOR LÍNGUA DE SINAIS E DEIXAR DE INCENTIVAR CRIANÇAS QUE PASSARAM POR CIRURGIAS TÃO  CUSTOSAS, QUE MOBILIZAM AS CRIANÇAS E TODA A FAMÍLIA.


Um texto interessante para imprimir e entregar na escola, explicando o que é o implante coclear
e como aproveitar ao máximo suas possibilidade:

No Caminho para o Sucesso

Obtenha o Máximo do Implante Coclear do seu Filho (a) 








terça-feira, 15 de março de 2016

APARELHOS AUDITIVOS ANALÓGICOS E DIGITAIS

EU comecei a usar aparelhos auditivos analógicos nos anos 1970, sempre modelos retro auriculares, com botão para baixar ou aumentar o volume e bobina telefônica manual.Sempre me dei muito bem com tais aparelhos e somente o desgaste natural e o aumento da perda auditiva me faziam trocar de modelos a cada período. Tinham uma qualidade e robustez que permitiam seu uso por outras pessoas depois que eu trocava de modelo para um mais potente. 
Além da facilidade do manuseio a bobina telefônica ajudava a focar bem o som para falar ao telefone e permitia uma perfeita conexão com salas de cinema e outras onde houvesse o aro magnético. Estou falando da Argentina onde há cinemas, teatros, salas de aula, igrejas, etc com aro magnético. (Veja neste blog várias postagens sobre este equipamento)
Depos dos aparelhos analógicos usei um modelo intermediário entre digital e analógico e também não senti diferença porque continuava com botão de volume de bobina telefônica manuais.
A GRANDE MUDANÇA E DECEPÇÃO VEIO EM 2012 quando tive que trocar para aparelhos digitais, oferecidos pelo SUS.   A essa altura parece que não importam mais aparelhos que não sejam digitais. E acho que poucas empresas fabricam analógicos, talvez para suprir países mais pobres.
O que me irrita nos modelos digitais, a gente depende da programação que uma fonoaudióloga faz...bobina telefônica é automática e horrível de usar porque fica ligando e desligando sozinha. Botão de volume é uma tecla onde eu não percebo nenhuma mudança de volume...só um pi pi pi ridículo e irritante...
Fico furiosa pelo fato de não ter escolha e depender da oferta dos fabricantes.
Pesquisando o assunto na internet vejo que não sou a única a não gostar dos aparelhos digitais...
http://limpingchicken.com/2014/02/24/digital-hearing-aids/

http://hearinghealthmatters.org/hearingviews/2015/please-make-power-analog-aids/

http://deafness.about.com/b/2008/01/30/desperately-seekinganalog-hearing-aids.htm?utm_term=analog%20hearing%20aids&utm_content=p1-main-1-title&utm_medium=sem&utm_source=google&utm_campaign=adid-eb47061f-056b-4262-9580-8bab214f83f3-0-ab_gse_ocode-7926&ad=semD&an=google_s&am=exact&q=analog%20hearing%20aids&dqi=&o=7926&l=sem&qsrc=999&askid=eb47061f-056b-4262-9580-8bab214f83f3-0-ab_gse


Conversando com pessoas em grupos de surdos oralizados no Facebook também tenho encontrado outras pessoas surdas que como eu preferem aparelhos analógicos e não encontram mais para comprar. Cogitamos importar modelos oferecidos em sites estrangeiros mas o medo é ficar sem assistência técnica.
Se alguém mais sente saudades dos aparelhos auditivos analógicos deixe seu comentário.
Obrigada.
ACHEI OUTRA PESSOA INSATISFEITA COM APARELHOS AUDITIVOS DIGITAIS, DESCREVE ALGO SEMELHANTE AO QUE SINTO.

http://conhipoacusia.obolog.es/cambio-audifono-analogico-al-digital-166784



El cambio del audífono analógico al digital






Cuando mi querido audífono analógico murió, tuve que comprarme uno nuevo y ya sólo vendían audífonos digitales. Sé que la teoría es que los audífonos digitales son muchísimo mejor que los analógicos pero mi experiencia ha sido bastante frustrante. Tuve que comprarme si o si un audífono digital y aunque ya han pasado años siempre tengo la sensación que perdí audición.
No os creáis que no lo he hablado con el audioprotestista, eso es un tema que lo he discutido bastante, uno sabe la teoría, pero por mucha experiencia que tengan al fin y al cabo el que sabe lo que oía y lo que oye es el que tiene que llevar los audífonos. Y ya me imagino que el analógico es comparable a los "cassetes" y el digital a la calidad de los CD, pero el control que tenía yo de mi audífono analógico no es comparable al del digital.
Ojo, os estoy hablando de mí, me consta de que hay muchísima gente encantada con los nuevos tipos de audífonos digitales. (es más.. creo que la rara soy yo…)
Hace más o menos un año intenté comprarme otro audífono, pensé… el que tengo sé que no es de los mejores (lo pienso por el precio.. hay que valen 4 veces más), pues voy a pedir el mejor del mercado, porque yo lo valgo.. pues como sea lo pagamos.. y es que me merezco lo mejor…
Por suerte en el sitio a dónde siempre he comprado los audífonos, al ser clienta desde loes 9 años pedí a ver si podía tomarme un tiempo de prueba, ya que no os creáis que es fácil cambiar de audífono .. (los que llevan uno, seguro que saben de lo que hablo) es muy frustrante oír cómo cambia todo.. y comprarse un audífono de 3000 euros no es comprarse un jersey, ¿y si no me gusta? ¿Qué hago si no me adapto?
Pues este fue mi caso, no me adapté… un audífono con tantas prestaciones, que automáticamente si hay mucho ruido baja el volumen que si hace esto que si hace lo otro… y a la hora de la verdad no era capaz de comunicarme con la gente, como con el que llevo ahora… cuando me acercaba el teléfono, el audífono detectaba ruido y me bajaba el volumen, … madre mía no oía al interlocutor, cuando escuchaba la radio igual , tuve que explicarle al audioprotestista que yo quería el control de mi audífono, y no al revés.. el audífono tenía el control sobre mí..
Al final probé varios audífonos, pero no tuve suerte.. soy consciente de que una persona debe adaptarse, pero tengo muy claro que si con el que llevo ahora puedo hacer cosas y con el que pruebo no , es que algo está fallando… (espero que me dure mucho tiempo el que llevo en estos momentos,…) pero seguiré buscando el audífono perfecto para mí.¡que estoy segura de que existe!

SE VOCÊ TAMBÉM USOU APARELHOS ANALÓGICOS E NÃO GOSTOU DOS DIGITAIS DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR. OBRIGADA.

quarta-feira, 2 de março de 2016

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA SURDOS QUE USAM PRÓTESES AUDITIVAS, QUASE NÃO EXISTE NO BRASIL

O QUE VOCÊS ACHAM DE QUE OTORRINOS ESPECIALIZADOS EM SURDEZ E FONOAUDIÓLOGOS GERALMENTE DESCONHEÇAM EQUIPAMENTOS QUE COMPLEMENTAM AS PRÓTESES AUDITIVAS?  
Tenho perguntado a fonoaudiólogos, quando falo da regulagem manual da bobina telefônica do AASI para usar com ARO MAGNÉTICO...a maioria nunca ouviu falar de ARO MAGNÉTICO.  
Poucos sabem de telefones amplificados, relógios vibratórios. SÓ CONHECEM O FM PORQUE AS EMPRESAS VENDEM.
Imagino que os que fazem especialização em AUDIOLOGIA deveriam ter na faculdade matérias sobre as necessidades gerais da pessoa surda, e dos equipamentos que complementarão as próteses.  
INFELIZMENTE os profissionais FONOAUDIÓLOGOS que vão trabalhar em vendas e adaptação de próteses auditivas acabam conhecendo apenas a marca para a qual trabalham. ASSIM SENDO NOSSO ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA FICA INCOMPLETO. 
E O MAIS CHOCANTE É QUE ESSAS INFORMAÇÕES SÃO DE FÁCIL ACESSO PELO GOOGLE...
NO CASO DOS MÉDICOS VEJO CONSTANTEMENTE OS PROPAGANDISTAS DE LABORATÓRIOS VISITANDO OS CONSULTÓRIOS.
MAS NO CASO DE PRODUTOS QUE NÃO SÃO MEDICAMENTOS VEJO QUE AS INFORMAÇÕES NÃO CIRCULAM PORQUE SÃO POUCAS AS EMPRESAS NO BRASIL QUE TRABALHAM COM TECNOLOGIA ASSISTIVA.
OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE TAMBÉM DESCONHECEM MUITOS EQUIPAMENTOS AUXILIARES PORQUE SÃO POUCO IMPORTADOS E A OFERTA É RESTRITA.
É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR QUEM IMPORTE, FABRIQUE E INSTALE OS AROS MAGNÉTICOS "HEARING LOOP".
RELÓGIOS DESPERTADORES VIBRATÓRIOS SÓ SE ACHAM NO EXTERIOR E SE HÁ ALGUMA OFERTA NOS SITES DE VENDA TIPO "MERCADO LIVRE" SÃO CAROS E MUITAS VEZES SEM GARANTIA.
TELEFONES FIXOS AMPLIFICADOS É QUESTÃO DE PACIÊNCIA, DE PROCURAR EM LOJAS DE TELEFONES EM REGIÕES COMO DA RUA SANTA IFIGÊNIA EM SÃO PAULO.
EXISTEM BABÁS ELETRÔNICAS, LUZES DE EMERGÊNCIA, CAMPAINHAS AMPLIFICADAS QUE QUASE NÃO SÃO ENCONTRADOS. EXEMPLO DE PRODUTO NECESSÁRIO PARA MÉDICOS E VETERINÁRIOS COM PERDA AUDITIVA: ESTETOSCÓPIO ESPECIAL, E SEGUE A LISTA:
CAPINHAS PROTETORAS PARA AASI E IMPLANTES.,CAPINHAS PARA USO EM PISCINA, PILHAS RECARREGÁVEIS, DESUMIDIFICADORES, ETC..
FONES DE OUVIDO QUE FUNCIONEM BEM COM AS PRÓTESES TAMBÉM É QUESTÃO DE MUITA PESQUISA, TESTES OU ENTÃO PEDIR PARA QUE ALGUEM QUE VIAJE PARA EUA FAÇA O FAVOR DE TRAZER.
VEJO QUE AS PESSOAS QUE USAM IMPLANTES MUITAS VEZES PRECISAM ESPERAR ATÉ QUE A EMPRESA IMPORTE PEÇAS E ACESSÓRIOS.
É uma tortura a gente ficar sem usar as próteses.
EMPRESAS QUE OFEREÇAM ESTENOTIPIA PRESENCIAL COM LEGENDAS EM TELÃO TAMBÉM SÃO POUCAS E POUCO REQUISITADAS POR UMA MISTURA DE DESCASO COM OS SURDOS ORALIZADOS, DESCONHECIMENTO DA TECNOLOGIA E TAMBÉM HÁ ALEGAÇÕES DE SER UM SERVIÇO CARO.
ENFIM, ao conseguir as desejadas próteses auditivas nem sempre nossos problemas de audição acabaram...infelizmente.