sábado, 26 de dezembro de 2015

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).


 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  
§ 1o  A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:      (Vigência)
I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III - a limitação no desempenho de atividades; e
IV - a restrição de participação.
§ 2o  O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.


LER O TEXTO INTEGRAL

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

INFORMAÇÃO SOBRE SURDEZ - BIBLIOTECA VIRTUAL


Confederacion Española de Familias de Personas Sordas

FIAPAS ha puesto en marcha una Biblioteca Virtual con el objetivo de facilitar el acceso a información actualizada relacionada con la sordera a cualquier persona que esté interesada (profesionales que atiendan a personas sordas, familias, estudiantes…).
En este sentido, en este espacio, disponible en www.bibliotecafiapas.es, se podrán encontrar, entre otros, contenidos orientados al ámbito educativo y a la formación en novedades tecnológicas, legislativas, metodológicas y de intervención educativa y logopédica.
Esta Biblioteca se presenta como un interesante repositorio de material formativo e informativo que responde a una creciente demanda de información eficaz, rigurosa, estructurada y diversa en torno a la atención de las personas con sordera y sus familias.
Su versatilidad permite la descarga de contenidos en PDF, el acceso a todos ellos a través de un cómodo visor de lectura personalizable, así como la solicitud de materiales y publicaciones. Por otra parte, la catalogación establecida facilita una accesible, sencilla e intuitiva navegación a todos los usuarios y posibilita la localización efectiva de materiales y publicaciones.

Por ahora, cuenta con diversos documentos como una guía con información básica para las familias, una guía práctica sobre la aplicación de recursos de apoyo a la comunicación oral en el ámbito educativo, material audiovisual de sensibilización o cuentos elaborados por niños, niñas y adolescentes sordos del Movimiento Asociativo de Familias-FIAPAS. Periódicamente se irán incorporando nuevas publicaciones y, progresivamente, otros materiales editados con anterioridad por FIAPAS.
Este proyecto se ha desarrollado en el marco del Convenio de Colaboración firmado este año entre el Ministerio de Educación, Cultura y Deporte y FIAPAS para la atención al alumnado que presenta necesidades educativas especiales derivadas de la discapacidad auditiva y cuenta con la cofinanciación de la Fundación ONCE.



http://www.fiapas.es/FIAPAS/actualidad_b.html?id=cw5673c59cb1fbf#.VnPlbhUrLNM


http://bibliotecafiapas.es/inicio/

domingo, 13 de dezembro de 2015

EXPRESSÃO SURDO-MUDO NÃO DEVE SER USADA PORQUE NÃO É CORRETA

HOJE EM DIA NÃO SE DEVE MAIS USAR A EXPRESSÃO SURDO-MUDO, POR SER INCORRETA...
SURDEZ E MUDEZ SÃO DEFICIÊNCIAS DIFERENTES E SÓ MUITO RARAMENTE OCORREM AO MESMO TEMPO. 
ACONTECE QUE A PESSOA NASCIDA SURDA E QUE NÃO FOI ORALIZADA, USANDO APENAS A LÍNGUA DE SINAIS NÃO APRENDEU A FALAR, POR ISSO NÃO FALA, POR NÃO OUVIR...MAS ANTIGAMENTE ERA COMUM USAR A EXPRESSÃO SURDO-MUDO...
HÁ SURDOS, NASCIDOS SURDOS QUE APRENDEM A FALAR ORALMENTE...EXISTEM MÉTODOS DE ORALIZAÇÃO.
HOJE EM DIA CRIANÇAS NASCIDAS SURDAS, QUE RECEBEM IMPLANTES COCLEARES E TREINAMENTO FONOAUDIOLÓGICO APRENDEM A FALAR, E DESENVOLVEM A LINGUAGEM ORAL.
Mas...NO PASSADO, ANTES DOS APARELHOS AUDITIVOS, A MAIORIA DAS PESSOAS NASCIDAS SURDAS USAVAM A LÍNGUA DE SINAIS, NÃO DESENVOLVENDO A FALA.  MAS SÓ NÃO FALAVAM PORQUE NÃO PODIAM APRENDER A FALAR OUVINDO, COMO AS DEMAIS PESSOAS. NÃO TINHAM QUALQUER PROBLEMA EM SEU APARELHO FONADOR...NÃO ERAM REALMENTE MUDOS.



Há um século: escola de surdos-mudos

Alunos da única escola para surdos-mudos do Estado têm bom aproveitamento

05 de dezembro de 2015 | 15h 42
Estadão Acervo
Clique na imagem e leia as notícias publicadas na edição de 5/12/1915:
http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,ha-um-seculo-escola-de-surdos-mudos,11820,0.htm


Ao falar de Deficientes auditivos, é comum ouvir a expressão "Surdo-Mudo". Porém, o que poucos sabem é que esta é uma ideia equivocada, e que necessita de esclarecimentos.


A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão "Mudo" tem relação com outro sentido. 


Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos. 

http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/58721/todo-surdo-e-mudo


http://doutissima.com.br/2015/02/23/expressao-surdo-mudo-e-correta-descubra-para-nao-cometer-erros-14691783/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS ORALIZADOS EM LOCAIS PÚBLICOS


SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS QUE NÃO USAM LÍNGUA DE SINAIS, USUÁRIOS PRÓTESES AUDITIVAS, QUE PODEM LER E ESCREVER A LÍNGUA PORTUGUESA.
As pessoas surdas e deficientes auditivos geralmente não necessitam de adaptações do espaço físico visando melhorar a locomoção, mas são necessários recursos que facilitem a comunicação.
SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA  E OUTROS AVISOS: é importante que todos os avisos emitidos por alto-falantes sejam também exibidos de forma escrita, em painéis visíveis em todo o recinto.
NA FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA É IMPORTANTE LUZ DE EMERGÊNCIA E INDICADORES DE SAÍDAS LUMINOSOS. 
ELEVADORES - se não houver ascensorista a sinalização de emergência, botão para pedir ajuda deve estar bem identificado e com explicações de procedimento para esperar calmamente o auxílio dos funcionários.  Se faltar energia elétrica é importante haver luz de emergência. Se alguma pessoa surda ficar presa no elevador talvez não possa escutar as instruções de auxílio de quem está do lado de fora.
PARA UMA PESSOA QUE NÃO OUVE OU OUVE POUCO A FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA É UMA SITUAÇÃO MUITO SÉRIA PORQUE PERDEMOS A REFERÊNCIA VISUAL QUE AJUDA NA ORIENTAÇÃO, POR ISSO AS LUZES DE EMERGÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS PARA EVITAR PÂNICO.
ATENÇÃO NA ENTRADA, BILHETERIAS E SERVIÇOS DE LANCHONETE.
Importante sempre, não atender a várias pessoas ao mesmo tempo, o deficiente auditivo, que usa aparelhos, próteses, implantes não consegue entender a fala no meio de um tumulto ou de várias pessoas falando. Se for impossível isolar a conversa, paciência e um bloco e caneta para escrever sempre ajudam. Ter sempre o máximo de informação impressa e bem visível é muito importante.  E para os surdos que fazem leitura labial é importante falar de frente, não há necessidade de gritar ou falar muito alto, só elevar a voz se a pessoa solicitar.
Bilheterias - preços de meia entrada e inteira devem estar visíveis assim como os horários das sessões...se não tiver espaço para estar sobre a bilheteria que esteja num quadro ao lado. Facilita muito para a pessoa surda alfabetizada em português ter informação escrita.
Na Europa existem bilheterias com sistema de som (amplificador de indução magnética ou aro magnético) que pode ser captado por aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Um quadro com a descrição do programa, do filme etc. também evita perguntas
Cafeteria:  se possível os produtos e seus preços devem estar bem visíveis. Cardápios com fotos e descrição do produto ajudam muito.  E ao perguntar ao cliente se é com açúcar ou adoçante, se é gelado ou sem gelo, etc. É indicado falar olhando para a pessoa, nunca de costas, e falar pausadamente.
Muitas vezes a pessoa surda oralizada não tem uma boa dicção e fica difícil para os atendentes compreenderem as perguntas...é sempre útil ter um bloco e caneta para que a pessoa escreva a pergunta e se for o caso o atendente escreva a resposta.
BANHEIROS  devem ter identificação visível por escrito e se estiver fora da vista geral deve ter placas sinalizando a direção. Para evitar que as pessoas tenham que perguntar onde está.