quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Perda auditiva e participação em associações voltadas para o assunto.

Norueguêses - Mais de 1% filiados a associação nacional para perda auditiva. 

Milhões de pessoas farão parte de associações internacionais voltadas para pessoas com perda auditiva, enquanto que apenas 1% da população é membro de órgão nacional.

Mais de 56.000 norueguêses são membros da associação nacional para pessoas com problemas auditivos,HLF. A Noruega tem cerca de 5 milhões de habitantes, o que significa dizer que mais de 1% de todos os norueguêses são membros de órgãos nacionais, conforme dados da revista nacional norueguêsa.
Se 1% das populações de outros países fizessem parte de associações de pessoas com problema de perda auditiva  haveria mais de 3 milhões de pessoas fazendo parte de associações nos Estados Unidos, no Brasil seria cerca de 2 milhões, na Alemanha 800 mil e na Inglaterra e França os dados corresponderiam cerca de 600 mil pessoas. Na Espanha, a associação deve ter aproximadamente 400 mil membros. Essas cifras são menores em relação a China, onde deve girar em torno de 12 milhões de membros da associação nacional para pessoas com perda auditiva.
Em outros países não há, infelizmente, muitas  pessoas que são membros de associações para pessoas com problemas de perda auditiva. Por exemplo, a organização inglêsa “Action on Hearing Loss”, tem cerca de 20 mil membros, segundo dados de sua  própria website.

Um rápido crescimento de associação

A associação norueguêsa para pessoas com perda auditiva é uma associação para pessoas com uma ou mais funções redutivas que  tem crescido mais rápido .
“É uma boa notícia que muitas pessoas têm acreditado em nós, tornando-se membros,” diz o secretário geral  Anders Herge of HLF.
Ele credita que o fator decisivo nisso tudo é o trabalho fantástico desenvolvido por 2 mil voluntários que a associação tem.
Há ainda, portanto, um longo caminho a ser percorrido até a maioria norueguêsa, com perda auditiva se tornar membro da associação nacional. Mais de 700 mil norueguêses  vivem hoje com perda auditiva e a expectativa  é de um aumento de 1 milhão para 2020.
“Nós podemos ver que perda auditiva tem se tornado a atual questão de maior relevância na saúde,” afirma Anders Herge.A  HLF tem sido a organização nacional na Noruega, desde 1947. Em 1996, a ssociação tinha 17mil membros.


Fonte: Din Hørsel nr. 7/2013 , members magazine for the Norwegian hearing union, HLF.