quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CRESCEM DENÚNCIAS POR MEIO DO DISQUE DIREITOS HUMANOS


POPULAÇÃO MINEIRA SE MOSTRA PREOCUPADA E DENUNCIA DIVERSOS TIPOS DE CRIMES POR MEIO DO SERVIÇO GRATUITO E SIGILOSO.

No ano de 2009, o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119) já recebeu mais de três mil denúncias. Os números mostram que a população mineira está denunciando cada vez mais, principalmente, crimes contra mulher, idosos, pessoas com deficiência e crianças e adolescentes. O crescimento mais expressivo foi o de crimes contras mulheres: 1.800%, sendo 85 denúncias neste ano contra três em 2008. Em seguida aparece as denúncias contra idosos, com desempenho 30% superior ao atingido no ano passado: 173 ante 133.


Gráfico Disque Denúncia

Depois aparecem as denúncias de crimes contra pessoas com deficiência e crianças e adolescentes, com aumento de 27%. Em razão da Campanha Proteja Nossas Crianças, 2.690 pessoas usaram o serviço para fazer denúncia de janeiro a setembro deste ano. Em 2008, foram 2.116. Já o número de denúncias de crimes contra pessoas com deficiência saltou de 63 para 80.

Implantado em 2000, o serviço faz atendimento telefônico e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares e delegacias especializadas. Após investigados, os casos são encaminhados à Justiça.

Fonte: http://blog.mg.gov.br/

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Notícias da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência SÃO PAULO

Notícias da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009 9:10



Terça-feira, 27 de Outubro de 2009
Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência

Fórum é fruto de parceria entre governo, empresas e terceiro setor
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Instituto Ethos e a Serasa Experian lançaram, no dia 22 de outubro, o Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. Iniciativa inédita no país reúne setor público, iniciativa privada e organizações não governamentais em torno da discussão, proposição e articulação de ações de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Confira fotos de Oficinas sobre acessibilidade
Entre abril e setembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou as oficinas "Subsídios à Elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade" em municípios de todas as regiões do estado. Voltadas a administradores municipais, as oficinas tiveram como objetivo estimular o desenvolvimento de ações voltadas às demandas e necessidades das pessoas com deficiência nos municípios. Os arquivos com as fotos podem ser baixados no site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=462.

Secretaria participa de censo experimental em Rio Claro
O censo experimental do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que está sendo realizado em Rio Claro desde 1º de setembro, foi o tema de um seminário que aconteceu no dia 22 na cidade. O evento contou com a presença de Luiz Baggio Neto, secretário-adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, além de representantes de organizações estrangeiras que estão visitando a cidade para acompanhar os trabalhos do instituto.
Secretaria fecha o ano com várias ações em prol da inclusão
Em dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza um workshop para mudança de paradigmas e lança duas exposições: uma para preservar a memória de lutas e conquistas do segmento e outra para apresentar e compartilhar tecnologias e conhecimentos. Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve pela Secretaria. Acompanhe em nosso site e por nossos boletins eletrônicos!
São Paulo seleciona atletas para participar de paraolimpíadas
O Estado de São Paulo selecionou os estudantes atletas que irão compor a equipe paulista para participar nas Paraolimpíadas Escolares - 2009, a serem realizadas entre os dias 10 e 15 de novembro em Brasília. Os atletas foram escolhidos em competições seletivas no estado, organizadas pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Educação e de Esporte Lazer e Turismo e do Comitê de Apoio ao Paradesporto. A delegação de São Paulo levará, 77 atletas para a competição.
Secretária Linamara participa de Seminário sobre Educação
No dia 17 de outubro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, participou da Mesa de Abertura do Seminário Educação Para Todos, Uma Agenda Positiva. O objetivo do Seminário foi discutir e promover uma educação que seja acessível para todos.
Expediente
Boletim Informativo da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Cinema Nacional legendado e com audiodescrição: Centro Cultural Banco do Brasil SP

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO

10/10 e 11/10
O guerreiro Didi e a ninja Lili
Closed Caption e Audiodescrição

17/10 e 18/10
Castelo Rá-Tim-Bum
Closed Caption e Audiodescrição

24/10 e 25/10
Estômago
Closed Caption e Audiodescrição

31/10 e 01/11
A mulher do meu amigo
Closed Caption e Audiodescrição

07/11 e 08/11
Meu nome não é Johnny
Closed Caption e Audiodescrição

Local:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado 112. Centro. São Paulo. CEP: 01012-000.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Informações pelo TELEFONE ( 11) 3113-3651/3652

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Seminário Internacional Comunicação & Exclusão

http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13341&canal=mercado

http://sentidos.uol.com.br/canais/



O Seminário Internacional Comunicação & Exclusão - pessoas com deficiência, invisibilidade e emergência irá apresentar um panorama da produção, circulação, acesso e acessibilidade da comunicação e da informação, tendo como foco as pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas no Portal SESC SP http://www.sescsp.org.br/
ou nas unidades do SESC SP.
O seminário será no SESC Vila Mariana, em São Paulo, nos dias 27, 28 e 29/10. Cada vez mais, os meios de comunicação ampliam seu alcance e diversificam suas formas de veicular a informação. Porém, nesse contexto, as pessoas com deficiência e suas famílias ainda encontram muitas dificuldades, tanto no que diz respeito à acessibilidade quanto à qualidade do conteúdo veiculado. Os participantes do evento irão discutir, dentre outras questões, a formação dos profissionais da área de Comunicação, o papel da mídia e das artes, a importância das tecnologias assistivas e a responsabilidade do Estado e dos governos em torná-las acessíveis por meio de políticas públicas. Também serão apresentadas iniciativas do Terceiro Setor, trazendo experiências positivas concretas que colaboram para que as pessoas com deficiência tenham acesso a informações de seu interesse, um direito humano fundamental. Contando com a presença de representantes dos meios de comunicação, do meio acadêmico e das pessoas com deficiência, o seminário tem por objetivo inserir a problemática das diferentes deficiências em um debate mais amplo em torno da democratização da informação e dos meios de comunicação.
Clique aqui para fazer a inscrição e conheça a programação completa do seminário.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Un elevado 35 por ciento de los escolares en Argentina padecen problemas auditivos, según un estudio reciente.

Las pruebas realizadas entre 450 alumnos de 6 a 13 años de edad en Argentina ponen de manifiesto que más de un tercio de ellos sufre algún grado de pérdida de audición. La incidencia es mucho mayor de la previamente esperada. En general, los datos de estudios similares muestran una prevalencia del 10 al 14 por ciento de niños en edad escolar con dificultades auditivas.

El estudio consistía en que los niños escuchasen y repitiesen frases mientras se iba aumentando el ruido ambiental de forma gradual. Cuando el ruido ambiental alcanzaba los 15 dB, la mitad de los niños tenían dificultades. Los umbrales auditivos encontrados en estos niños eran de 47 dB como media, lo que puede definirse como una pérdida de audición moderada.

La prueba de inteligibilidad del habla en entornos ruidosos fue posteriormente ratificada con audiometrías del habla y tonales.

Posibles causas

Según los investigadores, entre algunas de las posibles causas de esta alta incidencia de pérdida de audición entre los niños argentinos se incluyen los catarros mal curados que derivan en otitis, las hiperadenoides y el uso de aparatos reproductores de música a niveles muy altos.

Sobre el estudio

En el estudio participaron 450 niños de seis escuelas privadas de la ciudad de Buenos Aires y provincia, de todos los niveles socioeconómicos. El estudio lo llevaron a cabo investigadores del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina (Conicet), y los datos fueron publicados en la revista española de Logopedia, Foniatría y Audiología.

Fuentes: www.audioprotesistas.org, 6 de enero 2009; www.diariolarepublica.com.ar, 7 de enero 2009

http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6686

domingo, 18 de outubro de 2009

MAIS UMA ASSINATURA! OBRIGADA BRUNA!

PREZADOS LEITORES, MAIS PESSOAS ADERIRAM AO NOSSO MANIFESTO. NOSSA LUTA ESTÁ SE FORTALECENDO. PLEITEAMOS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL ,ESTADUAL E MUNICIPAL:

  1. APARELHOS AUDITIVOS LIVRES DE IMPOSTOS

  2. SISTEMAS FM INDIVIDUAIS QUE FUNCIONAM COMO INTERFACE ENTRE OS APARELHOS AUDITIVOS E OS TELEFONES CELULARES LIVRES DE IMPOSTOS.

  3. EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA ESPECIAIS LIVRES DE IMPOSTOS.

  4. DESPERTADORES VIBRATÓRIOS LIVRES DE IMPOSTOS.

  5. SINALIZAÇÃO LUMINOSA DOMÉSTICA OU PÚBLICA.

  6. FACILIDADE PARA IMPLANTES TANTO EM ADULTOS COMO EM CRIANÇAS, NOS CASOS DE INDICAÇÃO MÉDICA.

  7. EQUIPAMENTOS DE FM OU DE SONORIZAÇÃO ESPECIAL (HEARING LOOP) EM GRANDES AMBIENTES PÚBLICOS TAIS COMO TEATROS, CINEMAS, IGREJAS, FÓRUNS, TRIBUNAIS DE JUSTIÇA, DENTRE OUTROS, LIVRES DE IMPSOTOS.

  8. SINALIZAÇÕES ESCRITA E LUMINOSA QUE ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SONORAS EM ÂMBITOS PÚBLICOS, CONFERÊNCIAS, AULAS, BANCOS, TRIBUNAIS E OUTROS LOCAIS.

  9. ADEQUADA ILUMINAÇÃO E LUGARES PREFERENCIAIS PERTO DO LOCUTOR PARA FACILITAR A LEITURA ORO-FACIAL (COMUMENTE CHAMADA DE LEITURA LABIAL)

  10. INTÉRPRETES ORALISTAS PARA AQUELES QUE SOLICITAREM, QUANDO FOR IMPOSSÍVEL A PROXIMIDADE VISUAL COM O INTERLOCUTOR.

  11. TV, CINEMA NACIONAL E TEATRO COM LEGENDAGEM EM PORTUGUÊS, E OUTRAS FACILIDADES PERTINENTES À COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA.

  12. FACILIDADE PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E PROGRAMAS DE COMPUTADORES, FUNDAMENTAIS COMO AJUDAS TÉCNICAS, PARA A INTEGRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.

  13. SAÍDAS DE FONES DE OUVIDO PADRÃO EM TODAS AS TVs PRODUZIDAS E IMPORTADAS PARA O BRASIL.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COMO DESIGNAR PESSOAS QUE TÊM DEFICIÊNCIA?

Até a década de 1980, a sociedade utilizava termos como "aleijado", "defeituoso", "incapacitado", "inválido"... Passou-se a utilizar o termo "deficientes", por influência do Ano Internacional e da Década das Pessoas Deficientes, estabelecido pela ONU, apenas a partir de 1981. Em meados dos anos 1980, entraram em uso as expressões "pessoa portadora de deficiência" e "portadores de deficiência". Por volta da metade da década de 1990, a terminologia utilizada passou a ser "pessoas com deficiência", que permanece até hoje.


Leia o texto integral da jornalista Maria Isabel da Silva
http://www.proac.uff.br/sensibiliza/por-que-terminologia-pessoas-com-deficiencia

Leia também o texto do MAQ no Bengala Legal;
http://www.bengalalegal.com/pessoas-com-deficiencia.php

SEMANA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/institucional


Compartilhando conhecimento, divulgando informações!
Desta forma, cada vez mais terão possibilidades de conciliar um excelente Semana Internacional da Pessoa com Deficiencia.
Att
Geni Aparecida Fávero
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Governo do Estado de São Paulo -

www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda
01156-001 – São Paulo – SP
(11) 5212.3700 R/3713
geni.favero@ yahoo.com. br


14/10/09 17h42
Secretaria se prepara para Semana Internacional da Pessoa com Deficiência
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência se prepara para celebrar esta importante data, lembrada mundialmente, e organiza três eventos a serem realizados em sua sede, em São Paulo.

No dia 2 de dezembro será realizado o workshop temático "Sensibilização para a Inclusão: construindo uma sociedade universal", para exposição da realidade, possibilidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência. Propõe mudança de paradigmas e maior conhecimento dos segmentos organizados, públicos e privados, em especial os profissionais de áreas governamentais e de Comunicação, em relação as pessoas com deficiência.

A fim de conhecer e mensurar o que pensa a sociedade sobre as pessoas com deficiência e o grau de assimilação dos conceitos transmitidos no workshop, os participantes, durante o período de inscrições em novembro, também participam de uma primeira etapa de uma pesquisa, cujos dados serão comparados a uma segunda etapa do mesmo levantamento, realizado logo após o evento. O resultado será publicado em seguida.

A proposta tem como objetivo levar informações precisas sobre as diversas situações vivenciadas pelas pessoas com deficiência no cotidiano, em diferentes e rotineiras circunstâncias, expondo as reais condições a que são submetidas as pessoas com deficiência, nas diversas áreas de atendimento e de serviços. O workshop será desenvolvido com metodologia de dinâmica de grupo e encerrado com uma peça teatral que irá abordar os temas discutidos e trabalhados durante o dia.

No dia seguinte ao workshop, 3 de dezembro, Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será inaugurado o "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência". O objetivo é resgatar a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência na busca de dignidade e igualdade de direitos. Para marcar a data, o Memorial irá apresentar uma exposição fotográfica e de documentos pontuais dos últimos 30 anos de luta do movimento em prol das pessoas com deficiência.

Ainda na Semana da Pessoa com Deficiência, no dia 4 de dezembro, haverá a apresentação do seminário "Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil", com palestrantes envolvidos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que traçarão um panorama dos últimos anos e perspectivas para o futuro.

Informações detalhadas, programação e data de inscrição serão divulgadas no final de outubro pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Acompanhe!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Síndrome de Usher e Síndrome de Cogan

comunidade Orkut sobre SÍNDROME DE USHER
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92892195

A Síndrome de Usher engloba características genéticas que implicam a perda auditiva e alterações visuais provocadas pela presença de retinose pigmentar. É transmitida hereditariamente através de um carácter autossómico recessivo que afecta tanto o sexo masculino como o feminino.
Existem três tipos de Síndrome de Usher, nos três casos os sujeitos serão reconhecidos legalmente como cegos.

USHER TIPO ISurdez profunda de nascimento e retinose pigmentar, cegueira nocturna com perda de equilíbrio.
USHER TIPO IISurdez leve a moderada, não progressiva com retinose pigmentar com início da puberdade, cegueira nocturna e com perda de equilíbrio na maioria dos casos na fase adulta.
USHER TIPO IIISurdez neurosensorial congénita progressiva – quer dizer nasceram com uma boa audição ou com ligeira perda, que aumenta gradualmente. Apresentam Retinose Pigmentar e cegueira nocturna que aparece na infância, com perda de equilíbrio.USHER TIPO IVÉ um tipo mais raro, afecta apenas 10% da população com Síndrome de Usher.
Por isso é importante confirmar o diagnóstico precoce pois esta Síndrome compromete os dois sentidos considerados primordiais (visão e audição), acabando por levar o indivíduo à cegueira total na maioria dos casos na fase adulta (a cegueira nocturna só aparece com maior intensidade na infância e/ou na adolescência).Estatisticamente 10% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência. Por isso nos casos de qualquer sintoma relacionado à surdez e a visão precisamos estar atentos, para identificar a presença da Síndrome de Usher.Quando percebermos estes sinais de alerta é necessário, encontrar a confirmação do diagnóstico consultando uma equipa de médicos: Otorrinolaringologista, oftalmologista e o departamento de genética onde deve começar a busca de informações sobre a Síndrome de Usher.A Retinose Pigmentar pode ser encontrada em indivíduos que não são surdos, mas conduz gradualmente à perda visual destes porque é progressiva e degenerativa.
Então, o portador de Síndrome de Usher, assim como a família devem ser orientados quanto aos procedimentos de mobilidade e comunicação que deverão aos poucos sendo adoptados, seguindo a evolução da patologia. Com certeza necessita-se de um diagnóstico precoce e preciso sobre a Síndrome de Usher, porque falar de diagnóstico é falar de qualidade de vida.

O objectivo é levar ao indivíduo portador da Síndrome de Usher e à sua família a obter informação e o conhecimento dos recursos necessários ao trabalho de reabilitação, para que possam juntos e auxiliados por uma equipa participar activamente na tomada de decisões sobre a sua formação e seu futuro, integrando-se socialmente.O trabalho realizado no Cresa (Centro de Reabilitação Sydnei António) é estimular os indivíduos portadores de surdez e visão subnormal. Os portadores desta síndrome são orientados à medida que a perda visual avança; fazendo assim com que o aluno chegue a uma independência enquanto apresenta bom resíduo visual e ainda tem preservada a sua visão periférica e central. Este procedimento é importante para que ele não chegue no futuro a um isolamento social e para que não gere dependência emocional, fazendo sim, que ele possa ser capaz de suprir suas necessidades básicas.

Para saber mais:
http://www.scielo.br/pdf/abo/v65n4/11574.pdf


SÍNDROME DE COGAN

http://imisal.wordpress.com/2009/05/15/o-que-e-o-sindrome-de-cogan/

Mais sobre Síndrome de Cogan
Cá estou eu, outra vez, a tentar fazer passar mais alguma informação sobre esta doença rara, de origem autoimune que, há um ano e tal resolveu aparecer na minha vida, sem aviso prévio, mas de forma brutal. De tal modo abrupta e causadora de mudanças radicais na minha maneira de ser e de relacionar-me com o mundo e com os outros, que hoje divido a minha vida em duas fases: o a.c. (antes de Cogan) e o d.c. (depois de Cogan). Ainda sou uma criança na «era d.c.», ainda tenho muitas dúvidas e poucas respostas para elas, ainda avanço pé ante pé à procura de mim mesma, tentando reestruturar-me, para poder continuar a caminhada. Sei, contudo, que serei para sempre uma «Coganita» (tradução para português do termo empregue pelos franceses), palavra que me dá sempre vontade de rir por me lembrar outra também nada edificante. E tem sido assim o meu novo percurso: risos e choros, felizmente pouca chuva e muito sol, graças à família e aos poucos, mas bons amigos. Continuo a achar que é uma questão de sobrevivência e não de coragem o tentar manter-me sãzinha de cabeça (será que tenho conseguido?), já que o corpito já esteve melhor (mas pior também, se olhar para trás!). Não posso nem quero ficar sentada a lamentar-me enquanto a vida espera por mim, assim como não quero a piedade dos outros. Por isso, «'bora prá frente»!
A Síndrome de Cogan é, talvez, uma das doenças imunológicas do ouvido interno menos conhecidas. Assemelha-se, em alguns sintomas,ao Síndrome de Ménière, mais do conhecimento geral.

DOENÇAS IMUNOLÓGICAS DO OUVIDO INTERNO

DOENÇAS SISTÉMICAS
Poliartrite Nodosa
Granulomatose de Wegener
Síndrome de Behçet
Policondrite Recidivante
Lúpus Eritematoso Sistémico
Artrite Reumatóide
Doença de Ménière
Síndrome de Cogan: É uma alteração que ocorre em adultos jovens e se caracteriza por ceratite intersticial não sifilítica e disfunção vestíbulo-auditiva. A ceratite desenvolve-se rapidamente com fotofobia, lacrimejamento e dor ocular. Os sintomas vestíbulo-auditivos são caracterizados por episódios agudos de vertigem, zumbido e perda auditiva, a qual é progressiva e pode levar a surdez profunda. Tais sintomas ocorrem de 1 a 6 meses antes ou após a ceratite intersticial e, quando estão associados a outras alterações oculares que não a ceratite, são também considerados como S. de Cogan atípica. A S. de Cogan pode eventualmente estar associada a sintomas sistémicos, tais como artrite, PAN, glomerulonefrite, doenças inflamatórias intestinais e esplenomegalia. A S. de Cogan é considerada uma desordem de órgão específica (ouvido e olhos) e secundária a uma resposta de hipersensibilidade a um ou mais agentes infecciosos. Uma condição similar a esta síndrome é a Síndrome Vogt - Koyanogi - Harada. A Síndrome de Cogan nem sempre se manifesta inicialmente com todas as suas características, o que pode dificultar o seu diagnóstico que é eminentemente clínico. Desta forma, um acompanhamento minucioso do paciente com audiometrias seriadas, avaliação multidisciplinar (otorrinolaringológica, oftalmológica e clínica) é imprescindível para o diagnóstico. A introdução precoce do tratamento influencia o prognóstico do quadro clínico, principalmente o auditivo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ouvido biônico implantado pelo SUS...Reportagem da Globo

Queridos leitores e amigos, agradecemos a sua visita ao nosso blog e diante dos pedidos de informação lembramos que os endereços eletrônicos do SUS e núcleos de implante coclear estão no final desta matéria, e agora repetiremos aqui:

Esclareça dúvidas também pelo
0800.772.73.27.

http://www.implantecoclear.org.br/


Informação do SUS: Saude Auditiva - Prestadores / SUS

http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp?VEstado=00&VMun=00&VTerc=00&VServico=107&VClassificacao=00&VAmbu=&VAmbuSUS=1&VHosp=&VHospSUS=1
Clicando
nesta página você poderá localizar por Estado e Município os endereços do SUS ou conveniados para prestação de serviços em Saúde Auditiva:Diagnóstico, tratamento, reabilitação, implantes, etc

basta clicar no nome que se abrirá a página correspondente.
Obrigada SôRamires - SULP




Link da página com o vídeo:

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1339331-16022,00-VIDA+DE+UMA+FAMILIA+GANHA+NOVO+SENTIDO+O+SOM.html

O Portal de Notícias da Globo
Vida de uma família ganha novo sentido: o som
Ouvido biônico implantado pelo SUS permite que mãe, pai e filha, todos surdos, descubram o inédito prazer da audição.




O vídeo não tem legendas mas este é o texto do que é falado:

Conheça a história de Érika, Emerson e Emily, uma família de surdos que está descobrindo os sons. Tudo graças a um aparelho, o ouvido biônico.
Esse avanço tecnológico permite que sentimentos, que antes eram expressados por gestos, a linguagem dos sinais, ganhem a força de um sentido novo: a audição.
Lola entende a linguagem dos surdos mudos.
Sabe a hora de deitar, a hora de passear.
Emerson nasceu sem ouvir os sons do mundo, casou com Erika, também deficiente auditiva e tiveram uma filha, Emily. Quando Erika ainda estava grávida, o grande medo dela era que a filha nascesse sem poder escutar.
”Eu falava: ‘Olha Érica, eu não sei, mas eu sei também que filho de japonês, nasce japonês. Mas ela tinha aquela esperança de que ela não viesse surda”, diz Vilma Maria Simionatto, mãe da Erika. Emily, quando nasceu, ouvia menos que Erika, a mãe.
“Eu chorei, porque eu lembrei da minha vida, como aquilo me impactou por falta de amigos, falta de comunicação. Não quero ver ela sofrer como eu passei”, diz Erika.
Os tempos eram outros. Quando Emily tinha quase dois anos, recebeu o implante coclear, o ouvido biônico, um equipamento eletrônico que substitui o ouvido de pessoas com surdez total. O aparelho é muito caro, mas foi colocado gratuitamente no Hospital das Clínicas de São Paulo. Primeiro foi Emily, depois a mãe dela, Erika, e finalmente o pai, Emerson.
“No caso dele foi diferente da minha nora e minha netinha. Ele achava que estava dando choque nele, mas não era choque era o som que ele nunca tinha ouvido e parecia que estava estremecendo dentro dele. O médico falou que vai demorar de dois a três anos para ele conhecer todos os sons, para se acostumar com o som”, diz Meire Fernandes, mãe do Emerson. O som é o que vem primeiro, antes da imagem. É o que dá forma às sensações. É o que cria o ambiente. É o som que dá o tom das emoções.
“Uma vez no trânsito ele disse: ‘O que é aquele barulho? É a ambulância’”, conta Erika. Emily, por ser criança, foi quem teve a melhor adaptação e hoje escuta e sabe reconhecer todos os sons. Foi por causa de Emily que Erika e Emerson se viram obrigados a também fazer o implante coclear. Emily, cada vez mais, não quer saber de conversar na linguagem dos gestos. Erika está no meio do caminho. Conhece a linguagem dos gestos, mas é uma comunicação já apagada na sua vida. Ela está encantada com as descobertas dos mais variados sons. “Quando pôs água no copo ela falou: ‘Que barulho lindo da água caindo no copo’”, conta a avó. “Fiquei tão emocionada quando a fono pediu para eu falar alguma coisa. Comecei a falar e disse: ‘Nossa, a minha voz é muito rouca’”, diz Erika. O encanto de ouvir o som da própria voz, o encanto de descobrir nela a própria identidade. Erika, agora, pode ouvir segredos.
Pode falar baixinho no ouvido da filha e Emily, mesmo sem gostar da linguagem dos gestos, sabe reconhecer quando ela é necessária. Nesses momentos em que a filha quer que o pai entenda as coisas importantes que ela tem para lhe dizer. “Fala para o papai que eu amo muito você e o papai”. A menina, então, faz o gesto e abraça o pai. Esse aparelho que toda a família está usando pode ser implantado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, gratuitamente.




Informação do Portal de Notícias da Globo:


Implante Coclear
O "ouvido biônico" é um equipamento que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. Ele pode ser colocado gratuitamente pelo SUS em todo o país.


Nos endereços abaixo você encontra mais informações sobre este implante e também a lista dos centros de implantes coclear existentes no Brasil.

Esclareça dúvidas também pelo 0800.772.73.27.

http://www.implantecoclear.org.br/

http://teste.politec.net/?page=produtos&lid=7&cid=18

Informação do SUS:
Saude Auditiva - Prestadores / SUS


http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp?VEstado=00&VMun=00&VTerc=00&VServico=107&VClassificacao=00&VAmbu=&VAmbuSUS=1&VHosp=&VHospSUS=1Clicando

nesta página você poderá localizar por Estado e Município os endereços do SUS ou conveniados para prestação de serviços em Saúde Auditiva:Diagnóstico, tratamento, reabilitação, implantes, etc

Mais notícias sobre implante: Por Lak Lobato

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2009/10/23/upgrade-de-placa-e-som-completo-loading/

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2010/05/06/vacinas-pre-implante/#comments



Há argumentos contra o implante, mesmo não concordando colocamos esse ponto de vista dos que discordam dos benefícios do implante coclear:
http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2009.php?codigo=168864

No mesmo jornal :

25/10/2009 - Geral
Especialistas alertam para os perigos do radicalismo
Embora reconheçam a importância de os surdos se afirmarem enquanto sujeitos a partir da língua de sinais, os especialistas alertam para os perigos daquilo que definem como radicalismo. “Nos adultos, a surdez é um elemento cultural. O indivíduo nasceu assim, quer continuar assim e não há muitos meios de mudar essa situação. As coisas se tornam diferentes quando uma criança nasce com perda de audição. Nesses casos, defendo que ela passe pelo implante coclear, para que tenha condições de ouvir.

Mais tarde, se quiser aprender a língua de sinais, não haverá problema algum”, pensa a coordenadora do Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh) do Centrinho, Maria José Monteiro Benjamin Buffa.
A pedagoga Maria Elizabete Lima Neuenfeld acredita que muitos surdos entendem a tecnologia do implante como uma espécie de assassinato da própria cultura, baseada na língua de sinais. “Apesar de não ouvirem nem falarem, os surdos encontraram meios de desenvolver a própria subjetividade. Isso não quer dizer que eles não devam aprender a língua dominante, para poderem se inserir na sociedade”, pensa.
A também pedagoga Valderes Elena Rodrigues lembra que, por muito tempo, a língua dos gestos foi deixada de fora do processo de aprendizado dos surdos. “Eles até a utilizavam, só que fora da escola. Dentro de sala de aula, eram impedidos de se expressar por sinais”, explica.De acordo com ela, hoje, quando gozam de ampla liberdade para se comunicarem da forma como bem entenderem, os surdos correm o risco de cair em um outro extremo. “Eles enxergam o implante como um tipo de repressão - uma tentativa da sociedade de impedir que seus iguais utilizem a língua de sinais”, diz Rodrigues.


Mais uma reportagem sobre implante coclear:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u704269.shtml






segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Los franceses sin prejuicios(preconceito) sobre los audífonos(aparelhos auditivos)

5 de octubre de 2009:


El noventa y dos por ciento de la población francesa estaría dispuesta a utilizar audífonos si los necesitase, según un estudio reciente.

Los franceses tienen una actitud positiva sobre el uso de audífonos. El noventa y dos por ciento de los participantes de una encuesta(pesquisa), llevada a cabo por la empresa de sondeos Ipsos, estarían dispuestos a utilizar audífonos. La encuesta venía a colación por el día nacional sobre la audición. Los encuestados estaban realmente satisfechos con el diseño y la funcionalidad de los audífonos actuales de alta tecnología.

La encuesta indicaba que en general la población francesa confiaba plenamente en los audífonos. El cincuenta y siete por ciento de los participantes creía que los audífonos podían ayudar a recuperar la audición de forma parcial o total, y un 60 por ciento estaba convencido de que el periodo de transición para volver a tener una vida normal con audífonos era relativamente breve.

Cambios de actitud

Las actitudes positivas hacia los audífonos parecen formar parte del cambio general de actitud hacia la pérdida de audición. Actualmente, el 68 por ciento de la población francesa sabe que la pérdida de audición puede ocurrir a cualquier edad, y ya no se asocia el uso de audífonos solo a las personas mayores (idosas).

Al mismo tiempo, los franceses reconocen que ellos mismos son los responsables de cuidar su capacidad auditiva. Más de la mitad considera que la pérdida de audición es principalmente el resultado de la exposición a ruidos excesivos en zonas de riesgo y a no protegerse los oídos.

Conflicto generacional

No obstante, la encuesta demuestra un conflicto generacional en las actitudes. Los jóvenes franceses hablan maravillas de los audífonos, mientras que las generaciones de 60 o más años perecen ser más escépticas y estar menos satisfechas en general, los elevados precios y las reducidas ayudas para financiarlos son algunas de las desventajas que encuentran. Los grupos de más edad también creen que la pérdida de audición es una afección principalmente genética.

Fonte:

http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6672


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Texto sobre perdas e luto...

Muitas vezes perder um sentido, um movimento, uma parte do corpo provoca uma dor profunda. Pais ao saberem de possíveis deficiências dos filhos sentem-se perdidos...
Precisamos elaborar o luto diante de qualquer perda. Só depois disso poderemos buscar com serenidade as melhores soluções.
Recomendo a leitura desse texto no link abaixo e agradecemos à Lak a permissão de colocá-lo aqui.


http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2009/10/09/a-importancia-do-sentir/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Agradecemos a adesão de ALMIR LOPES ao nosso Manifesto e à nossa luta!!!!!! OBRIGADA ALMIR!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

LAS MOLÉCULAS SON CLAVE PARA LA AUDICIÓN


5 de octubre de 2009:



Si existe un bloqueo o mutación en las moléculas micro ARN de las células ciliadas del oído interno, se produce una pérdida de audición. Los nuevos descubrimientos sobre la importancia del micro ARN pueden suponer un enorme avance a largo plazo para las personas con discapacidad auditiva.

La mayoría de nosotros no hemos oído hablar jamás del micro ARN. Estas microscópicas moléculas que están en nuestras células no se conocieron hasta 1992. Hoy día, los científicos están descubriendo la importancia del micro ARN, nada más y nada menos que en relación con la capacidad auditiva.

Las moléculas micro ARN son la clave de la actividad genética. Los micro ARN son los interruptores de los genes, los activan o desactivan, e influyen en la formación de las células.

El buen funcionamiento de las células ciliadas del oído interno es crucial para tener una buena capacidad auditiva. El micro ARN controla el desarrollo y la supervivencia de las células ciliadas. Como consecuencia, el retraso en la formación del micro ADN del oído interno afecta negativamente en la capacidad auditiva. Esto ha sido confirmado por experimentos con ratones y peces llevado a cabo por científicos de la universidad de Tel Aviv en Israel.

Investigadores británicos y españoles han descubierto que una mutación en el micro ARN puede causar pérdida de audición. Son lo primeros científicos que han identificado una mutación en el micro ARN. La mutación identificada ha sido localizada en el oído interno. Los investigadores han determinado que esta mutación controla varios genes y puede ser la causa subyacente de la pérdida de audición progresiva.

Terapias basadas en micro ARN
La localización y representación de cómo el micro ARN controla las células auditivas solo acaba de comenzar. Algún día, esta nueva ciencia podrá llevarnos a desarrollar terapias basadas en micro ARN para tratar la pérdida de audición.

Fonte: http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6667

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mais uma adesão !

Obrigada Ana Carolina!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Excesso de barulho pode deixar paulistano estressado e surdo; diz pesquisa
Na capital, em pontos como as Avs. Paulista, República do Líbano e Radial Leste, a poluição sonora atinge índices de até 110 decibéis

O grave problema da poluição sonora nas metrópoles piora a cada dia, principalmente por falta de fiscalização das autoridades. O trânsito é o grande vilão. Além do excesso de veículos nas ruas, sirenes de ambulâncias, ônibus, carros e motos com escapamento furado ou enferrujado, alterações no silencioso ou no cano de descarga, problemas no motor e os maus hábitos ao dirigir - acelerações e freadas bruscas e o uso de buzina em excesso -, agravam o barulho; sem falar nos carros com alto-falante que vendem de tudo pelas ruas da cidade.

Além de incômodo, o barulho afeta a saúde física e psicológica das pessoas, gerando estresse, ansiedade e aumento da pressão sanguínea. Quando o ruído é intenso e prolongado, pode causar alterações irreversíveis, como a perda da audição. E o que se constata é que, por conta do aumento da poluição sonora, a perda auditiva está começando a surgir mais cedo entre moradores de grandes cidades.

Especialistas explicam que o limite máximo de decibéis permitido é de 55 durante o dia e 50 à noite. No entanto, medições já realizadas por um fabricante de protetores auriculares mostraram índices bem mais altos. Todos os que circulam pelo centro da capital, seja de carro ou a pé, sofrem com a poluição sonora. Na esquina da avenida Paulista com rua da Consolação, por exemplo, o aparelho utilizado para medição registrou até 96 decibéis (dB); na Rua 25 de março - com o tradicional comércio de rua -, esquina com a Ladeira Porto Geral, a intensidade alcançou 105 decibéis.

Na Av. República do Líbano com a Rua Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera, foram registrados até 100 decibéis; e na Radial Leste, na zona leste, a intensidade alcançou 110 decibéis.

"Uma exposição por quatro horas diárias nesse nível é suficiente para afetar a audição. Na maioria dos casos, a pessoa só descobre que sofre do problema quando a perda de audição é grave. Por isso a prevenção é importante", alerta a fonoaudióloga Isabela Gomes.

Qualquer som acima de 85 decibéis pode causar surdez. A perda auditiva depende tanto da potência do som como do período de exposição ao ruído. Para se saber se o barulho está atingindo 85 decibéis é só verificar se é preciso elevar a voz para outra pessoa conseguir ouvir. O barulho frequente pode ocasionar problemas graves de audição em longo prazo - entre 10 e 15 anos.

A exposição, por exemplo, a um som de 90 decibéis por oito horas pode causar danos aos ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 decibéis - como é o caso do disparo de um tiro ou de um rojão, a curta distância -, um segundo já é o bastante para prejudicar a audição.

"Pessoas que trabalham na rua - como policiais, guardas de trânsito, entre outros - podem ter perda auditiva induzida por ruído. Até mesmo funcionários de lojas situadas em vias muito barulhentas precisam tomar cuidado. Infelizmente, esse tipo de perda auditiva é irreversível e, na maioria dos casos, a única solução é o uso do aparelho auditivo", lembra a fonoaudióloga.

Algumas medidas poderiam facilitar a redução do nível de ruído - entre elas melhorar a qualidade dos motores dos carros. Uma fiscalização séria sobre os ônibus, motos, carros e caminhões que trafegam pelas ruas e avenidas da capital também ajudaria. Mas enquanto nada ou pouca coisa é feita nesse sentido, uma das soluções mais baratas e inteligentes é usar protetores de ouvido.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ruídos são a terceira principal causa de poluição mundial. A entidade registrou, no ano passado, aumento de 15% de surdez entre a população do planeta.

Tabela de intensidade sonora

- próximo ao silêncio total - 0 dB

- um sussurro - 15 dB

- conversa normal - 60 dB

- voz humana (alta) - 75 dB

- uma máquina de cortar grama - 90 dB

- ruído do metrô - 90 dB

- uma buzina de automóvel - 110 dB

- trovão forte - 120 dB

- um show de rock - 120 dB

- um tiro ou um rojão - 140 dB

- avião a jato na pista - 140 dB

Fonte: http://200.170.94.4/m5.asp?cod_noticia=21390&cod_pagina=1482&titulo=Excesso-de-barulho-pode-deixar-paulistano-estressado-e-surdo%3B-diz-pesquisa

Vya Estelar

Postado por Juliana Simioni